De acordo com o IAPMEI está para breve a abertura de um Aviso para apresentação de candidaturas numa na vertente do PRR -Empresas 4.0, integrada na Dimensão Transição Digital dirigido à indústria.
Esta medida irá apoiar projetos de investimento, de empresas setor da indústria extrativa e indústrias transformadoras, que demonstrem a aplicação de tecnologias digitais avançadas na transformação de processos ou operações industriais pré-existentes, que se enquadrem, pelo menos, num dos seguintes domínios de ação:
- Soluções de inteligência artificial, ciência dos dados e computação avançada aplicadas a processos industriais.
- Representações digitais, modelação virtual (gémeos digitais) e simulação industrial.
- Realidade aumentada, realidade virtual e visão artificial aplicados aos processos industriais.
- Robótica colaborativa e cognitiva, interface homem-máquina, sistemas de ciberfísica.
- Sensores, computação em nuvem e internet das coisas.
- Manufatura aditiva aplicada à produção.
A Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial, representa uma transformação significativa nas práticas industriais, impulsionada pela integração de tecnologias digitais avançadas. Este conceito revolucionário está a redefinir a forma como as empresas produzem, distribuem e gerem os seus produtos e serviços. A Indústria 4.0 trouxe consigo a convergência de várias tecnologias inovadoras, tais como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, big data, computação em nuvem e ciberfísica. Estas tecnologias interagem de forma sinérgica, permitindo uma comunicação instantânea e a coleta de dados em tempo real ao longo de toda a cadeia de produção, por ex.
Os investimentos em tecnologias para a indústria 4.0 e que contribuam para a transformação digital das empresas, bem como a melhoria da sua sustentabilidade ambiental, estão enquadrados dentro do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) – componente 16.
Pretende obter mais informações?
Agende uma reunião com a nossa equipa de especialistas.