O EIC Accelerator faz parte do European Innovation Council (EIC), e é um instrumento que apoia empreendedores, inovadores, pequenas empresas e cientistas de excelência, através de financiamento e da disponibilização de serviços de coaching. O objetivo do EIC Accelerator é apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação disruptiva, nas áreas da saúde, biotecnologia, tecnologias digitais, mobilidade e energia, entre outras. Para tal, cada empresa receberá apoio financeiro, de 0.5 até 15 milhões de euros ou mais, que inclui uma subvenção e equity investment, este disponibilizado através do EIC Fund.
Pequenas e Médias Empresas (com fins lucrativos) e inovadores de alto risco e alto potencial poderão ser apoiados a desenvolver e colocar no mercado novos produtos, serviços e modelos de negócios inovadores que possam impulsionar o crescimento económico.
O EIC Accelerator atribui apoio dividido em grant funding e equity investments, para permitir às empresas superarem os desafios de desenvolvimento e introdução no mercado das tecnologias mais disruptivas, que para o European Innovation Council se traduz na tecnologia baseada em avanços e descobertas científicas.
Em 2023, o processo de candidatura é feito em 3 fases:
- Short Proposal – GO/NO GO – aberto em contínuo e resposta até 4 semanas
- Full Proposal – GO/NO GO – decorre perto das cut-offs de avaliação: 22 de março, 7 de junho e 4 de outubro
- Entrevista – Decisão de financiamento
O EIC acolhe candidaturas de inovadores de todos os Estados-Membros da UE e de países associados ao programa Horizonte Europa, que incorpora algumas regras que incentivam à participação de empresas com mulheres em cargos C-Level.
O EIC Accelerator apoia as empresas no desenvolvimento de um conceito de negócio até o produto, serviço ou processo estar “pronto para o mercado”, tendo em conta a estratégia de crescimento da empresa.
As atividades podem, por exemplo, incluir ensaios, prototipagem, validação, demonstração e testes em condições reais e replicação de mercado. Se a atividade se referir a uma inovação principalmente tecnológica, e tiver um nível de maturidade tecnológica (TRL) entre 5 e 8, poderá ser financiada através de Grant (incentivo não reembolsável). Se tiver um TRL mais elevado poderá obter um financiamento Blended (combinado): Grant (incentivo não reembolsável) + Equity (empréstimo bancário sem juros).
Os projetos selecionados poderão receber entre 0,5 e 2,5 milhões de euros de Grant. Em sede de candidatura, podem também solicitar um valor maior ou menor, mas precisam fundamentar e justificar a necessidade. Os projetos normalmente têm um prazo de execução de 12 a 24 meses, podendo este prazo ser alargado em casos excecionais e bem justificados.
As empresas deverão indicar em sede de candidatura se desejam financiamento Blended (Grant + Equity) e o valor solicitado para Equity.
Adicionalmente, todos os projetos beneficiarão de Serviços de Aceleração Empresarial (Business Acceleration Services) que incluem, entre outros, consultadoria e acesso a investidores
As empresas podem submeter as suas ideias ao EIC Accelerator a qualquer momento, sendo avaliadas em, aproximadamente, 4 semanas. As candidaturas completas serão avaliadas em datas fixas (deadlines) regulares, aproximadamente a cada 3 meses.
A próxima deadline está prevista para 19 de outubro de 2023. (nova data!)
Mais informações aqui.