Portugal Ventures lança 5a edição para Call Turismo

    Sónia Rodrigues

    A Portugal Ventures lança a quinta edição das candidaturas à Call Turismo. As candidaturas estão abertas até 3 de julho. A Call Turismo tem como objetivo apoiar investimentos entre 200 mil euros e até ao máximo de 1 milhão de euros para projetos Não Tecnológicos e Tecnológicos no setor do Turismo.

    Com a Call Turismo, pretende-se identificar projetos que contribuam para aumentar a competitividade da oferta turística do país; melhorar a experiência do turista em Portugal e  promover a eficiência das empresas do setor.

    Características dos Projetos Não Tecnológicos:

    • Projetos de hotelaria e similares – obrigatório o licenciamento, nomeadamente camarário, à data da candidatura do projeto;
    • Atividades de animação turística relacionadas com o património cultural e paisagístico – são necessárias as licenças para o exercício de atividade, nomeadamente, o Registo Nacional do Turismo;
    • As experiências turísticas que promovam a descoberta de novos territórios;
    • Atividades associadas com o aproveitamento de recursos endógenos e a revitalização de espaços de interesse cultural;
    • Alojamento turístico inovador ou que tenha ligação direta à promoção da cultura ou do ambiente;

    Tipologia de Projetos: Hotéis design, Hotéis Boutique, Eco-Resorts e similares; Alojamentos inovadores (glamping, barcos casa e similares); Operadores turísticos; Parques temáticos; Turismo náutico, turismo equestre, gastronomia e enoturismo; Empresas de animação turística.

    Características dos Projetos Tecnológicos:

    • Existência de MVP – Minimum Viable Product preferencialmente com feedback do mercado e primeiros clientes angariados;
    • Projetos orientados para bens transacionáveis ou serviços integrando cadeias de valor internacionais;
    • Projetos baseados em I&D, que resultem de um processo inovador para criar uma nova tecnologia, processo ou objeto, ou que melhorem tecnologias ou processos já existentes. Será dada preferência aos projetos baseados em tecnologias disruptivas;
    • Projetos com uma estratégia clara de proteção e valorização da propriedade intelectual;

    Tipologia de Projetos: Inteligência Artificial; Realidade Virtual e Aumentada; Internet of Things; Eletrónica; Mobile; Clean Tech; Marketplaces; Robótica; Software ou hardware que melhore a experiência turística ou contribui para uma operação mais eficiente.

    Características Fundamentais:

    Empresas constituídas ou a constituir, cujos projetos devem ser uma ideia original dos promotores e liderada pelos próprios, devem reunir uma ou várias das seguintes características.

    • Localizadas em Portugal (continental e ilhas);
    • Que apresentem uma equipa multidisciplinar que assegure as necessidades de gestão do projeto;
    • E que contribuam para os benefícios associados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ESG – Environmental Sustainable Governance) apresentando soluções que promovam: a desmaterialização de processos e serviços; a reciclagem, reutilização e redução de resíduos; a integração de energias limpas; a eficiência energética; a eficiência hídrica; a Mobilidade Inteligente.

    A Portugal Ventures integra o Setor Empresarial do Estado e é responsável pelo investimento público de capital de risco de tipo Venture Capital, desenvolvendo a sua atividade nas mesmas condições e termos aplicáveis a qualquer empresa privada e estando sujeita às regras gerais da concorrência nacionais e comunitárias.

    Call Turismo

    Tem um projeto inovador e quer candidatar-se ao apoio?

    Agende uma reunião com a nossa equipa para discutir o seu projeto!