10 tendências no online para 2021

    Irina Makohin

    Os efeitos da pandemia que marcou o ano passado têm ditado novas regras e tendências. A verdade é que os hábitos e comportamentos mudaram, levando as marcas a otimizar os seus recursos, a ser mais ágeis e a conseguir comunicar com assertividade, ainda que à distância. As alterações foram significativas e, passado um ano desde o início da pandemia, esta continua a influenciar fortemente a nossa vida, incluindo as tendências no online.

    A MindSEO reuniu as principais tendências no online para 2021 que deve acompanhar para adaptar-se às novas exigências de trabalho e destacar-se no mundo digital.

    Conheça as 10 tendências que irão ajudar o seu negócio online a crescer.

    Mobile commerce
    Os consumidores sentem-se cada vez mais confortáveis com as compras online e é pelos smartphones e tablets que o e-commerce está a ser impulsionado, uma vez que os dispositivos móveis permitem uma maior conveniência, praticidade e rapidez. Em 2021, segundo dados do Statista, prevê-se que 72,9% das compras online sejam feitas através de dispositivos móveis.
    Otimização da experiência de compra com recurso a AR
    A situação pandémica está a limitar as oportunidades de os consumidores poderem tocar ou experimentar os produtos durante o seu processo de compra. A Realidade Aumentada (RA ou AR) aproxima o consumidor de uma experiência real através do digital, criando experiências de compra mais seguras e satisfatórias, o que leva muitas empresas a investir nesta tecnologia.
    Visual commerce
    O fator visual começa ganhar mais relevo ainda. Como a pandemia está a limitar o contacto presencial com as lojas, os consumidores não têm qualquer tipo de interação com os produtos.
    Através do visual commerce é possível aproximar o consumidor de uma interação física, por isso investir em vídeos, AR, imagens 360º e conteúdos interativos é agora um fator diferenciador na decisão de compra.
    Dynamic Pricing
    A atribuição de preços dinâmicos, ou dynamic pricing, é a otimização de preços com base na procura e na oferta, na sazonalidade e nos negócios concorrentes. O dynamic pricing recorre à inteligência artificial e ao machine learning, o que permite a uma empresa manter os seus preços sempre competitivos, com base na automação, rapidez e benefícios. Este é mais um passo na transformação digital das empresas, sendo um fator a considerar por muitas empresas de e-commerce em 2021.
    Utilização das redes sociais como canais de compra
    Em Maio de 2020, o Facebook anunciou a introdução das Facebook Shops, para tornar as compras online mais fáceis e apoiar os pequenos negócios a lutarem contra as limitações consequentes da pandemia. Também o Pinterest implementou os Buyable Pins integrados com o Shopify para aumentar o engagment e as vendas online através desta rede social, assim como a integração do Shopify com o TikTok.
    As marcas reconhecem o potencial das redes sociais para impulsionar as suas lojas online, portante esta será uma tendência marcante em 2021.
    Dados estruturados para SEO
    O SEO – Search Engine Optimisation – continua a ser um factor chave na presença de qualquer marca nos meios digitais. Os dados estruturados, ou Shema Markup, permitem uma melhoria no rastreamento e categorização por parte dos motores de pesquisa, o que causa um impulso no SEO e a possibilidade de alcançar as posições desejadas nas SERP – Search Engine Result Pages. Os dados estruturados mostram aos motores de pesquisa o que os dados significam e representam, permitindo uma identificação clara e imediata da organização, serviços, eventos, críticas e opiniões, produtos ou outros conteúdos.
    Publicidade programática
    A publicidade programática, ou programmatic advertising, permite oferecer mensagens personalizadas e relevantes, que impactem o utilizador em tempo real, isto é, exatamente na hora em que o público-alvo está online. No entanto, 2021 será um ano também marcado pela segurança e privacidade dos dados do utilizador, o que pode comprometer a qualidade das campanhas e da experiência online. Portanto, é importante que as empresas se adaptem aos novos desafios da gestão de dados, para que a publicidade programática seja um recurso com grandes oportunidades para tornar a estratégia de publicidade mais bem-sucedida.
    Maior segurança da informação
    A minimização do risco de ciberataques é um objetivo prioritário. Estes ataques cibernéticos podem ocorrer durante falhas de segurança dos sistemas operacionais de transferência de dados entre servidores, computadores e outros dispositivos móveis. É importante adotar medidas que previnam ataques cibernéticos e phishing e reforcem os sistemas de backup e armazenamento de dados para apoiar na recuperação de informação após um ataque ou uma falha e, assim, minimizar os danos para a organização.
    First-party data – Server-side tracking
    O ano de 2021 será um ano de mudança, por isso trabalhar os dados em plataforma próprias do cliente – server-side tracking – revela-se uma necessidade. Neste tipo de gestão, a empresa trabalha dados em plataformas próprias e não em plataformas de terceiros, passando a ter essencialmente first-party data. Isto permite um maior controlo na partilha dos dados com plataformas de publicidade e um maior conhecimento por parte dos consumidores sobre o uso dos seus próprios dados, havendo mais transparência e sensação de segurança.
    Marketing de conteúdo continua a crescer
    As marcas reconhecem cada vez mais a importância do marketing de conteúdo para fortalecer a relação com os consumidores, enquanto os consumidores valorizam o conteúdo como um fator importante no relacionamento com as marcas e na tomada de decisão de compra.
    Este ano a tendência irá passar pela criação de conteúdos que envolvam o lado emocional do consumidor, que contribuam para a humanização da marca e que desenvolvam relacionamentos mais fortes e duradouros, apoiadas por conteúdo visual dinâmico, realista e de qualidade – vídeos, live streaming e imagens dinâmicas.

    Não sabe como implementar estas tendências? Entre em contacto connosco. Iremos encontrar a melhor solução para a sua estratégia digital.

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