Autocaravanas – o reinventar das viagens

    A procura por autocaravanas disparou entre os portugueses e prometem ser uma alternativa aos hotéis e apartamentos. Mas o mesmo se passa em Espanha.

    Com a pandemia, os viajantes preferem uma alternativa que junta a possibilidade de usufruírem de deslocação e alojamento de forma autónoma. Em Portugal já existem diversas empresas de aluguer de autocaravanas, incluindo plataformas onde se alugam os veículos a particulares.

    Aproveite as oportunidades e conheça um pouco mais de Portugal.

    VIAJAR DE AUTOCARAVANA: 7 LOCAIS DE PARAGEM OBRIGATÓRIA

    Descubra 7 pontos de paragem obrigatória para uma refeição tranquila ou mesmo para pernoitar de autocaravana, nas imediações da Estrada Nacional 2.

    1. Parque Lagoa do Alvão, Vila Pouca de Aguiar
    Não é possível estacionar dentro do parque, mas é possível fazê-lo à entrada e aproveitar os grelhadores e as mesas para preparar uma refeição. Junto à barragem da Falperra, este espaço é digno de visita.
    (GPS Latitude: 41.5046; Longitude: -7.6676)

    2. Praia Fluvial da Folgosa, Castro Daire
    É a única praia fluvial do município de Castro Daire, situada na margem direita do rio Paiva, conhecido como um dos rios menos poluídos da Europa. Tem, entre outras infraestruturas, um bonito parque de merendas.
    (GPS Latitude: 7.906381; Longitude: -40.887978)

    3. Centro Geodésico, Vila de Rei
    Entre Vila de Rei e Sertã, siga a indicação do desvio para o Picoto da Melriça – Centro Geodésico de Portugal. A uma altitude de 600 m oferece uma vista de 360º sobre a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela, que está quase a 100 km de distância.
    (GPS Latitude: 39.69450º; Longitude: -8.13050)

    4. Moinhos de Entrevinhas, Sardoal
    Situados no ponto mais alto da aldeia, os moinhos foram construídos nos finais do séc. XIX. O lugar é tranquilo, com uma vista privilegiada, e oferece boas sombras e mesas de piquenique.
    (GPS Latitude: 39.543917; Longitude: -8.127628)

    5. Barragem de Montargil, Ponte de Sôr
    A barragem de Montargil, com 14 km de extensão, pertence à bacia hidrográfica do Tejo. Um local único, onde vale a pena pernoitar, para acordar cedo na manhã seguinte e observar a água libertar o vapor que parece ficar ali suspenso.
    (GPS Latitude: 8.165306; Longitude: -39.071392)

    6. Albufeira da Barragem de Odivelas, Ferreira do Alentejo
    A cerca de 6 km de Odivelas, esta barragem é cercada por uma bonita paisagem alentejana. Tem parque de merendas com várias mesas e churrasqueiras, sombra e um ponto de água.
    (GPS Latitude: 38.184170, Longitude: -8.114304)

    7. Fonte da Seiceira, Ameixial
    O Ameixial tem uma Área de Serviço para Autocaravanas, devidamente assinalada, a cerca de 300m da EN2. No entanto, a Fonte da Seiceira, à saída da localidade em direção a Norte, inclui área de lazer, com mesas e bancos, e um espelho de água para mergulhar se o tempo o permitir.
    (GPS Latitude: 7.968764; Longitude: -37.368544)

    Consulte a Associação Autocaravanista de Portugal – CPA para conhecer outros parques de autocaravanas ou parques de campismo. Além disso, pode recorrer a aplicações como a Park4Night, que permite encontrar um local para pernoitar, bem como saber, ao longo do seu percurso, onde realizar os despejos e encher o depósito da água.

    Aproveite para explorar o melhor de Portugal com o nosso cliente Siesta Campers para alugar uma autocaravana tipo «Pão de Forma» e dar início a um aventura inesquecível.