Desenvolvimento dos canais de comunicação e distribuição apoiados na internet

    Desenvolvimento dos canais de comunicação e distribuição apoiados na internet

    De acordo com o ITB World Travel Trends Report, cada vez mais o turista recorre a plataformas online e mobile para marcar as suas viagens ou obter informação e opiniões de outros viajantes sobre determinado destino. (IPK International)

    As redes sociais e aplicações como o Foursquare, Twitter, Facebook, Youtube, Trip Advisor e Lonely Planet são cada vez mais utilizadas na comunicação entre pessoas singulares e grupos profissionais, quer entre si, quer nas relações que estabelecem com potenciais clientes. Estes canais são também um dos principais meios utilizados na procura de informação sobre um destino turístico e um meio de comunicação cada vez mais importante para as empresas comunicarem diretamente com o consumidor final.

    A partilha de informação propiciada por estas redes, nomeadamente sobre a qualidade das infraestruturas e sobre as experiências vividas por outros indivíduos, representa um importante elemento no processo de tomada de decisão. Os operadores turísticos respondem redesenhando as suas estratégias de marketing online, introduzindo novas ferramentas, nomeadamente a georreferenciação e as tecnologias sociais (partilha de fotografias, vídeos e opiniões), de forma a influenciar a partilha de experiências entre os turistas.

    A georreferenciação facilita a organização da informação relacionada com um determinado local, sendo um sistema cada vez mais utilizado na planificação das viagens por parte dos turistas, permitindo conhecer os estabelecimentos turísticos, a envolvente e as atividades complementares existentes do destino.

    A própria estratégia de promoção internacional do destino Portugal foi alterada em 2013 e passou a centrar-se no marketing digital, considerado mais eficaz na promoção de um destino turístico do que as tradicionais campanhas offline.

    Desta forma, torna-se fundamental que o marketing dos empreendimentos turísticos envolva as opiniões dos turistas, para que sejam estes a partilhar a sua experiência no destino, através de plataformas web interativas, onde o cliente desempenhe um papel central e ativo.