Estratégia Turismo 2027

    A Estratégia para o Turismo 2027 pretende ser o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na próxima década, tendo por base um processo participativo, alargado e criativo com contributos de diversos ângulos da sociedade nas suas várias valências.

    Consubstancia uma visão de longo prazo, combinada com uma ação no curto prazo, permitindo atuar com maior sentido estratégico no presente e enquadrar o futuro quadro comunitário de apoio 2021-2027.

    ​​​​​​A Estratégia Turismo 2027 é o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na próxima década. Uma Estratégia focada em ativos que visam a sustentabilidade e a competitividade do destino Portugal.

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    Ativos Diferenciadores
    Atributos-âncora que constituem a base e a substância da oferta turística nacional, reunindo uma ou mais das seguintes características:

    • Endógenos – que refletem características intrínsecas e distintivas do destino/território, com reconhecimento turístico internacional e/ou elevado potencial de desenvolvimento no futuro;
    • Não transacionáveis – que são parte de um destin​o/território concreto, não transferíveis para outro local e não imitáveis;
    • ​Geradores de fluxos – que estimulam a procura.

    Pessoas
    Receber bem em Portugal não é mero marketing: é cultura, é atitude, é identidade. Consubstancia-se numa vocação universalista que traduz um genuíno interesse por conhecer outras culturas, valorizar a diferença e o entendimento com outros povos. A nossa vontade e capacidade de valorizar as relações humanas, expressa na forma de nos relacionarmos com os outros é consistentemente reconhecida por quem nos visita. As pessoas são, assim, um ativo único e transversal, com particular importância no Turismo – uma atividade de pessoas para pessoas.

    Clima e Luz
    Clima temperado mediterrânico, ameno, com sol e luminosidade intensa durante a maior parte do ano (em média, 259 dias/ano).

    História, Cultura e Identidade
    Portugal conta com mais de 900 anos de História, com Património Cultural, Militar e Religioso e, também, Património Mundial material e imaterial ao longo de todo o território reconhecido pela UNESCO, um legado de tradições, lendas, usos e costumes, arquitetura e cultura contemporânea (protagonizada por personalidades que se destacam da música ao desporto) e a identidade própria dos territórios e comunidades locais.

    Mar
    Orla costeira de excelência, com potencial para a prática de surf – reconhecido mundialmente – e outros desportos e atividades náuticas,  biodiversidade marinha vasta e condições naturais e infraestruturais para cruzeiros turísticos são alguns dos atributos de Portugal. A combinação sol e mar permite oferecer praias (579) e marinas, portos e docas de recreio em Portugal (52) de reconhecida qualidade.

    Natureza
    Portugal tem um vasto e rico património natural, fauna e flora ímpar, constituída por espécies autóctones únicas. Cerca de 23% do território nacional está incluído na Rede Natura 2000, o que faz de Portugal um dos países mais ambiciosos na proteção da biodiversidade e da paisagem.

    Água
    Rios, lagos, albufeiras e águas termais de reconhecida de qualidade ambiental. Existência de várias praias fluviais ao longo de todo o país (115). A água constitui o suporte de ativos únicos localizados na sua grande maioria no interior do país e com potencial turístico (por exemplo, Alqueva – maior lago artificial da europa, rio Douro, Albufeira do Azibo, Lagoas da Serra da Estrela, Portas de Rodão).

    Gastronomia e Vinhos
    A gastronomia tradicional está presente em todo o país. Portugal está entre os países com o melhor peixe do mundo, dispõe de chefs internacionalmente reconhecidos e de vários restaurantes agraciados com estrelas Michelin. Os prémios alcançados pelo vinhos portugueses colocam o país entre os melhores do mundo, sendo um cartão de visita para potenciar o Enoturismo.

    Eventos Artistico-Culturais, Desportivos e de Negócios
    Rede de eventos de expressão artístico–cultural, musicais, desportivos e de negócios, que alcançam diferentes públicos, com cobertura ao longo de todo o país, nomeadamente em territórios onde a procura é menos expressiva. Portugal dispõe de eventos que demonstram um inequívoco contributo para a sua projeção internacional e que, em alguns casos, contribuem, simultaneamente, para dinamizar economias locais em territórios de baixa densidade, concorrendo para alargar o turismo todo o ano e em todo o território.

    Bem-Estar
    Combina vida saudável, saúde, bem-estar e atividades desportivas e de natureza. Abrange ainda realização de tratamentos de saúde e bem-estar efetuados em termas e em centros especializados e cujo crescimento se alicerça na qualidade relativa das infraestruturas hospitalares. Na relação qualidade/preço, no reconhecimento internacional do Serviço Nacional de Saúde e boa posição do País em importantes indicadores de saúde.

    LIVING – Viver em Portugal
    Portugal é cada vez mais procurado para viver pela qualidade de vida que proporciona materializada no clima, na gastronomia, na segurança, na proximidade, na relação qualidade/preço. É notória a crescente procura de investidores, cidadãos de outros países, estudantes estrangeiros e investigadores que escolhem Portugal para residir, contribuindo para um ambiente multicultural e um ecossistema empreendedor, capaz de gerar movimentos de elevado valor acrescentado.

    ​​​​​​​​​Metas de sustentabilidade económica:
    • aumentar a procura em todo o território: 80 milhões de dormidas;
    • crescer em valor: 26 mil milhões de euros em receitas;
    Metas de sustentabilidade social:
    • alargar a atividade turística a todo o ano, atingindo em 2027 o índice de sazonalidade mais baixo de sempre;
    • duplicar o nível de habilitações do ensino secundário e pós-secundário no turismo
    • assegurar que o turismo gera um impacto positivo nas populações residentes;
    Metas de sustentabilidade ambiental:
    • assegurar que mais de 90% das empresas do turismo adotam medidas de utilização eficiente de energia e da água e desenvolvem ações de gestão ambiental dos resíduos.

    Consulte o documento oficial da Estratégia do Turismo 2027

    ​​​​​​​​​Metas de sustentabilidade económica:
    • aumentar a procura em todo o território: 80 milhões de dormidas;
    • crescer em valor: 26 mil milhões de euros em receitas;
    Metas de sustentabilidade social:
    • alargar a atividade turística a todo o ano, atingindo em 2027 o índice de sazonalidade mais baixo de sempre;
    • duplicar o nível de habilitações do ensino secundário e pós-secundário no turismo
    • assegurar que o turismo gera um impacto positivo nas populações residentes;
    Metas de sustentabilidade ambiental:
    • assegurar que mais de 90% das empresas do turismo adotam medidas de utilização eficiente de energia e da água e desenvolvem ações de gestão ambiental dos resíduos.