Glossário de Marketing Digital

    Glossário de termos de marketing digital

    Adwords – é um serviço de publicidade do Google.

    API – Application Programming Interface. Uma API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro.

    Black hat – São práticas desleais de SEO para posicionar bem um site em motores de busca.

    Blog –  é uma página web atualizada com alguma frequência e composta essencialmente por publicações apresentados de forma cronológica.

    CTA  – call to action. Poderá ser um botão ou imagem que apelam o utilizador a realizar uma ação.

    CPC – Custo por Clique é uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos, por exemplo Adwords e Facebook, em que o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

    CPA – Custo por Aquisição é uma forma de cobrança como o CPC, calculada com base nas conversões realizadas.

    CRM – Customer Relationship Management (Gestor de relacionamento com clientes). Os softwares e aplicações de CRM permitem gerir informações e atividades com os clientes.

    CTR – Click through Rate é o número de cliques dividido pelo número de visualizações de um anúncio exibido em serviços como Google Adwords, Facebook Ads e LinledIn Ads. Essa taxa é importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e logo deve ser otimizado para melhorar o CTR.

    Custo por Lead – Este indicador permite saber quanto foi gasto para obter cada lead.

    Cookies – São arquivos inseridos no navegador do utilizador quando ele visita um site. Esse arquivo contem informações básicas do utilizador como IP, localização, idioma, etc.

    Email Marketing – A utilização do email como ferramenta para ações de marketing. Esta poderosa ferramenta permite enviar a mensagem e a ação promocional que pretendemos, ao mesmo tempo, segmentá-la para um público-alvo. O email pode ser enviado para apresentar novidades, promoções, serviços inovadores, etc.

    KPI – Key Performance Indicators são os indicadores de performance definidos para medir o progresso das  ações para alcançar uma determinada meta.

    Landing pages – é qualquer página no seu website para onde o tráfego é enviado especificamente para realizar uma ação ou resultado. O objetivo da landing page é levar o visitante do site a tomar uma ação desejada como efetuar um contacto, fazer um download, assistir a um vídeo ou subscrever a sua newsletter.

    Links Patrocinados – São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display).

    Link Building  – É o processo de obter links externos para o nosso website com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca.

    Inbound Marketing – conjunto de estratégias de marketing que visam aumentar a notoriedade online de uma marca, produto ou serviço. A estratégia é baseada na ideia da criação de conteúdo de qualidade direcionado para o público-alvo, utilizando técnicas marketing de conteúdo.

    Mobile Marketing – É uma atividade promocional de marketing projetada para um dispositivo móvel, podendo também usar a web, mensagens de texto (SMS), anúncios de voz, anúncios em vídeo, games/aplicativos, etc. Segundo o IDC, em Portugal, dos 4,12 milhões de aparelhos enviados para as lojas, cerca de 2,13 milhões são smartphones – correspondente a 52% do mercado do País.

    Pagerank – É um algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10.

    Page views – São as visualizações de páginas de um site. Uma visita, pode gerar mais do que um page view numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o utilizador entrou na página.

    Rede de Display do Google: é a rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.

    ROI – Return on Investment é a relação entre o valor investido nos esforços de marketing e os ganhos obtidos. Este indicador (KPI) é calculado subtraindo o total de investimento do total de receitas e dividindo o resultado dessa conta pelo total de investimento (Receitas – Investimento / Investimento)

    SEA – Search Engine Advertising significa «publicidade nos motores de busca”. Na Europa, os AdWords da Google são a publicidade nos motores de busca mais conhecidos. Estas campanhas corresponde às inserções publicitárias situadas por cima dos resultados naturais mas também do lado direito e na parte inferior.

    SEM – Search Engine Marketing é um conjunto de estratégias de marketing com o objectivo de promover um site nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, como Google, Yahoo, etc. Os motores de pesquisa são uma fonte importante de tráfego de qualidade para o nosso website. Chamamos tráfego de qualidade aos visitantes que chegam ao nosso website vindos através duma pesquisa pelos nossos produtos ou serviços nos motores de pesquisa.

    SEO – Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em motores de busca. A nova geração de motores de busca teve como base a criação de algoritmos e cálculos que ainda hoje definem a relevância de uma página na internet. Entre os algoritmos mais conhecidos, está o PageRank, a fórmula matemática pela qual o Google se rege para ordenar os resultados de pesquisa.

    Social Media Marketing  – É a utilização das redes sociais como ferramenta de marketing, tanto para se relacionar diretamente com o cliente, como para divulgar comercializar produtos/serviços

    Taxa de rejeição da página – é a percentagem de visitantes que abandonam a página sem tomar qualquer tipo de ação.

    Taxa de conversão – Percentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads.

    Teste A/B –  Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público.

    Visita – É o acesso de um visitante a um site.

    Visitante – É o utilizador que executa ações no site durante uma mesma sessão.

    Visitante Único – É o visitante que, se já entrou num determinado site e teve um cookie instalado no seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Desta forma, é possível saber quantos visitantes teve um site, sem contar o mesmo utilizador mais do que uma vez.

    Visitantes de retorno – É um visitante único que tenha entrado mais do que uma vez num site.

    Web Analytics – Análise dos dados de internet, com o propósito de compreender e melhorar a usabilidade dos utilizadores e melhorar os resultados das ações no seu site e noutros canais digitais.

    Website – 62,8% da população portuguesa tem acesso à internet, 97% recorre à Internet para pesquisar informação sobre os bens que pretende adquirir e 78% faz compras online. Em Portugal os motores de busca com maior utilização são o Google (95%), o Sapo, o Yahoo e o Bing.