Práticas de segurança no trabalho remoto

    A pandemia do COVID-19 criou um novo paradigma no mercado e acelerou a adoção de medidas de trabalho remoto, traduzindo-se numa “nova normalidade”. No entanto, o teletrabalho cria certos desafios à segurança da informação. Há vários riscos de cibersegurança associados ao trabalho remoto, sendo por isso fundamental preparar-se para inúmeros obstáculos que poderão surgir.

    Conheça 5 boas práticas de segurança no trabalho remoto:

    • Partilha na cloud

    Garanta que tem o alojamento de dados centralizado numa cloud gerida por especialistas em segurança. A grande vantagem está na acessibilidade: basta um computador com ligação à Internet para que qualquer um possa aceder ou partilhar informação de forma controlada e segura.

     

    • Comunicação segura entre equipas

    A interação social e a comunicação entre equipas é importante para aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores, além de ser essencial para o normal controlo, execução e entrega de projetos. Para garantir a segurança no ambiente virtual, opte por ferramentas adequadas, como o Microsoft 365 ou o Microsoft Teams, que reúnem num único local uma base de trabalho organizada, para que todos os colaboradores possam comunicar e interagir de forma rápida, eficaz e, sobretudo, segura.

     

    • Segurança nos equipamentos remotos

    Opte por ligações de rede privada virtual (VPN) para conectar trabalhadores à rede interna da organização ou utilize ferramentas profissionais que possam proteger os seus equipamentos.

    Deste modo, irá garantir a confiança dos seus dados e assegurar a segurança, tanto nos equipamentos centrais como nos remotos.

     

    • Exposição ao cibercrime

    Certifique-se que dispõe de ferramentas que protejam de forma eficaz os seus dados, servidores, software ou hardware. Existem várias medidas que podem ser adotadas para minimizar a exposição ao cibercrime, evitando possíveis contaminações.

    • Solução de antivírus

    Proteja os seus equipamentos dos vírus informáticos, evitando custos e perdas de dados. Aposte numa solução de antivírus que oferece proteção 24 horas a computadores e servidores, assegurando a segurança no serviço de email, bloqueando spam, malware e todas as ameaças.

    Para apoiar o crescente número de empresas que têm vindo a adotar o trabalho remoto como regime de funcionamento, o Governo publicou um conjunto de ferramentas tecnológicas que podem ser úteis na operacionalização do regime de teletrabalho.
    Conheça algumas das ferramentas e funcionalidades que tem ao seu dispor.