Qual a Autonomia Financeira da sua empresa?

    O rácio de autonomia financeira traduz a percentagem do ativo que está a ser financiada pelos capitais próprios da entidade. É um dos indicadores mais relevantes quando se analisa o endividamento de uma empresa e é obtido através da seguinte expressão de cálculo:

    Autonomia Financeira = Capital Próprio / Ativo

    O que significa?

    Quanto menor a percentagem, mais dependente de capitais alheios está a empresa. Varia entre 0 e 1, ou quando expresso em percentagem entre 0 e 100%. Esta relação pode assumir valores negativos, no caso de a empresa apresentar Capitais Próprios negativos.

    Quanto maior for o seu valor maior é a probabilidade de que os ativos da entidade consigam, em caso de liquidação, cobrir a totalidade das responsabilidades da entidade. Quanto menor for o seu valor maior será a dependência da entidade de capitais alheios para financiar os seus ativos.

    A interpretação da autonomia financeira depende muito da finalidade para a qual esta está a ser calculada. O valor ideal de Autonomia Financeira depende de vários fatores, nomeadamente: o objetivo de quem faz a análise, o setor de atividade da empresa, a tipologia de financiamento efetivo, e da expetativa dos sócios ou acionistas em termos de rentabilidade financeira (lucro). Estes níveis mínimos podem depender de sector para sector, de país para país.

    Risco

    Quanto menor for o rácio, maior será o risco que a empresa apresenta, uma vez que quanto mais próximo de 0, maior será a dependência de capitais alheios.

    Este rácio é uma relação muito considerada pelas instituições financeiras (bancos) e pelas entidades gestoras de programas de apoio, como o IAPMEI, Turismo de Portugal, entre outras. Em certos casos, podem ser exigidos níveis mínimos deste rácio na concessão de crédito e financiamento de projetos.

    A autonomia financeira deve ir ao encontro dos interesses da gestão, garantindo a continuidade e sustentabilidade do negócio, sem provocar riscos de solvabilidade.

    Caso queira avaliar e controlar os objetivos propostos da sua empresa contacte a nossa equipa de especialistas.

    Contacte-nos para elaborarmos um plano de atuação para a sua empresa

    info@neomarca.pt | 289 098 720 | 915 990 790