Bazuca para o turismo ascende a 6 mil milhões de euros

    O Governo apresentou hoje a «bazuca» para o Turismo, o Plano de Aceleração do Turismo cujo investimento de mais de seis mil milhões de euros tem como principal objetivo alcançar em 2027 mais de 27 mil milhões de euros em receitas com o setor.

    Metade destes seis mil milhões será utilizada para resolver os problemas de capitalização das empresas. “O que vamos fazer terá maior incidência no setor do turismo. Há mais setores afetados, mas o turismo terá um apoio mais efetivo”, disse o ministro Siza Vieira, estimando as necessidades do turismo no valor de três mil milhões de euros, parte disso por causa do fim das moratórias. Outra das medidas previstas no Plano de Aceleração do Turismo é o lançamento do IVAucher, que vai acontecer a 1 de junho, anunciou o ministro Siza Vieira.

    O plano para relançar o turismo vai atuar em quatro pilares: apoiar as empresas, fomentar a segurança, gerar negócio e construir o futuro. Ainda entre as principais medidas destacam-se novas linhas de crédito, reforço de outras já existentes e campanhas de promoção do turismo.

    Ainda no âmbito destas medidas, o Governo vai lançar uma linha de crédito com garantia para financiamento de necessidades de tesouraria.

    O Adaptar 2.0 vai contar com uma dotação de 50 milhões de euros e terá como objetivo o apoio de investimentos na adaptação e modernização de estabelecimentos comerciais, nomeadamente no ajuste de métodos de organização de trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores e na reorganização e adaptação de espaços às novas condições de distanciamento físico em contexto da pandemia.

    O Valorizar vai lançar brevemente uma nova versão deste programa de apoio que visa o investimento na promoção da qualificação do destino turístico Portugal.

    Este Plano de Aceleração do Turismo tem ainda em consideração o apoio ao aumento da oferta aérea e o aumento das campanhas de promoção internacionais.

    Pode ver aqui a apresentação do Plano de Aceleração do Turismo.

    Insert math as
    Block
    Inline
    Additional settings
    Formula color
    Text color
    #333333
    Type math using LaTeX
    Preview
    \({}\)
    Nothing to preview
    Insert