Micro e pequenas empresas vão ter nova linha de crédito de 1000 milhões

    O Governo vai lançar uma nova linha de crédito de mil milhões de euros para apoiar micro e pequenas empresas a enfrentar a crise provocada pela pandemia da Covid-19. A medida foi anunciada pelo ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e deve estar disponível a partir do dia 20 de julho.

    As medidas do Governo abrangem o alargamento da linha de microcrédito para as empresas do setor turístico. Segundo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, a linha dirigida a microempresas do setor do turismo vai ser alargada para 100 milhões de euros, estando prevista “uma componente que pode ser de fundo perdido se forem atingidos determinados objetivos em matéria de manutenção de emprego”. “Ou seja, quer para as empresas que já beneficiaram desta linha de crédito, quer aquelas que ainda venham a aceder, 20% do crédito pode ser convertido em fundo perdido, em função do cumprimento de determinados objetivos”.

    Para o setor do turismo, o ministro Pedro Siza Vieira referiu ainda que estão a ser pensadas medidas para “assegurar que o setor turístico está, para este ano, capacitado para ter práticas sanitárias, de saúde e segurança, que mereçam a confiança dos consumidores”.