Programa Empresas Turismo 360 é o novo programa do Turismo de Portugal

    Fabio Coelho

    O Programa Empresas Turismo 360 é direcionado para a sustentabilidade do setor do turismo e a partir de 2022 existirão formações periódicas que se estima que poderão abranger 2 mil empresas.

    A medida faz parte do Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro” e o principal objetivo é o de levar as empresas a repensar as suas práticas a nível ambiental, social e de governança.

    A aposta do programa passa por capacitar as empresas do turismo na incorporação dos indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) nos seus processos de gestão.

    Assim, a partir de 2022, o Programa Empresas Turismo 360 promove a realização de formações periódicas cuja estimativa é a de chegar a 2 mil empresas. No mesmo ano deverá ser lançado uma plataforma para este programa do Turismo de Portugal que servirá para as empresas poderem monitorizar os seus indicadores ESG e obter o um relatório de sustentabilidade.

    Está ainda prevista a criação de um selo atribuído pelo Turismo de Portugal com a distinção de Empresa Turismo 360 que simbolizará o compromisso das empresas com a sustentabilidade e que será acompanhado de um relatório de sustentabilidade capaz de o comprovar.

    O Turismo de Portugal destaca que este programa não se trata de uma iniciativa isolada e sem continuação, reforçando que os seus objetivos vão ao encontro dos propostos para a Estratégia Turismo 2027.

    O Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro”, do qual o Programa Empresas Turismo 360 faz parte, realça a “importância de evoluir na visão da responsabilidade das empresas turísticas enquanto agentes de criação de valor para trabalhadores, fornecedores, comunidade, território e ambiente”, pode ler-se na página do Turismo de Portugal.