RH: formação obrigatória de 40 horas

    equipa

    As alterações à lei laboral (Lei nº93/2019) entram em vigor no próximo dia 1 de outubro. Uma das alterações indica que os trabalhadores passam a ter direito a, no mínimo, 40 horas de formação contínua, ao invés das 35 horas atualmente definidas.

    A formação contínua dos trabalhadores tem-se tornado cada vez mais importante quer ao nível da empresa, quer ao nível da formação pessoal, uma vez que permite uma valorização dos trabalhadores, aumentando paralelamente, os índices de produtividade e eficiência da empresa.

     

    Algumas alterações a legislação laboral:

    • Contratos a termo certo passam a ter duração máxima de dois anos, com o limite de três renovações, desde que a duração total das renovações não exceda a do período inicial do contrato.
    • Contratos a termo incerto passam a ter duração máxima de quatro anos.
    • Não é admissível recorrer a contratação a termo quando é um jovem à procura de primeiro emprego ou está em situação de desemprego de longa duração.
    • O período experimental para trabalhadores, à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração, passa de 90 dias para 180 dias.
    • Período experimental pode ser “reduzido ou excluído” consoante anterior contrato a termo, temporário ou de estágio para a mesma atividade e para o mesmo empregador.
    • É eliminado o banco de horas individual (aqueles que estejam atualmente em vigor têm de cessar até 1 de outubro de 2020). É criado um novo banco de horas grupal, que por referendo pode ser aplicado a toda a equipa.
    • O trabalhador passa a ter direito, em cada ano, a um número mínimo de 40 horas de formação contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.

     

    A Neomarca é certificada pela DGERT para desenvolver formação nas áreas de marketing, publicidade, gestão e administração, secretariado e trabalho administrativo. Somos também acreditados pela Ordem dos Contabilistas Certificados para ações de formação na área contabilística.

    Para desenvolver um plano de formação, adequado às necessidades da sua equipa, pode entrar em contacto connosco através do email info@neomarca.pt ou por telefone: 210 001 617 (Lisboa) e 289 098 720 (Faro).