SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento

    SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento

    O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial  visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à coleta do IRC das respetivas despesas.
    Despesas elegíveis:

    • Custos com o pessoal técnico que realiza as atividades de I&D.
    • Aquisição de ativos fixos tangíveis.
    • Despesas de funcionamento.
    • Contratação de entidades reconhecidas.
    • Patentes.

    Apoio:

    A recuperação até 82,5% do Investimento em I&D, na parte que não tenha sido objeto de comparticipação financeira do Estado a fundo perdido.

    Taxa Base: Dedução fiscal aplicável à despesa total em I&D no ano corrente – 32,5%;
    Taxa Incremental: 50% do aumento da despesa face à média dos dois anos anteriores (máximo de 1.5M€).
    Para os sujeitos passivos de IRC que sejam PME, que ainda não completaram dois exercícios e não beneficiaram da Taxa Incremental, aplica- se uma majoração de 15% à Taxa Base (47,5%).

     

    Destinatários: 

    Sujeitos passivos de IRC residentes em território português que exerçam, a título principal ou não, uma atividade de natureza agrícola, industrial, comercial e de serviços e os não residentes com estabelecimento estável nesse território, que tenham despesas com investigação e desenvolvimento (I&D).

     

    Mais informações:

    Quer recuperar parte do Investimento que fez em I&D? Contacte a nossa equipa para saber como. Contactos: info@neomarca.pt  ou 289 098 720 (Faro) ou 210 405 112 (Lisboa).