O setor do Turismo continua a ser a maior atividade exportadora do País. Enquanto principal setor exportador do país, o turismo tem um contributo de peso para a recuperação do país, para a sua modernização e para o reforço da sua competitividade a nível europeu. Pelas suas caraterísticas e necessidade de interação com outras dimensões da economia (imobiliário, saúde, agricultura, vinho, indústria, transportes, comércio, serviços), o setor do turismo é particularmente dotado para alavancar o desenvolvimento global da economia portuguesa. Após dois anos de pandemia, espera-se que 2022 seja o ano de retoma.

     

    Cinco tendências a ter em conta:

    1. Ecoturismo – Uma maneira sustentável de viajar. Por ex, uma viagem ecológica inclui mudanças simples, como a disponibilidade de créditos de carbono no momento da reserva de um voo ou a opção de alugar um elétrico em vez de um veículo convencional.
    2. Experiência local – experimentar e participar na cultura local. Por ex, desfrutar da culinária local ou até celebrar festivais e feriados regionais.
    3. Tendências de turismo em realidade virtual – Por meio de passeios de realidade virtual, os clientes/turistas podem experimentar os interiores de hotéis, restaurantes, atrações turísticas ao ar livre e muito mais, tudo em suas casas.
    2022, o ano do início da retoma do setor turístico

     

    4. Pesquisa por voz e controle de voz – as informações turísticas são uma parte fundamental da experiência do cliente com muitas empresas e o controle de voz e IA podem ser experiências globais inigualáveis.

    5. Turismo de Segurança e Higiene – é uma parte vital do marketing turístico, com as empresas precisando deixar claro quais são suas políticas de higiene e segurança e quais medidas estão tomando para manter os clientes seguros.

    As nossas áreas de atuação

    • consultoria de marketing;
    • consultoria para a gestão de recursos humanos;
    • linhas de financiamento ao investimento;
    • análise de mercado.

    Portugal ultrapassou pela primeira vez a marca de 21 milhões de turistas (hóspedes) em 2019

    Nos últimos 9 anos o país registou uma taxa de crescimento médio anual de 7,2% nas dormidas o que se traduz num aumento de 37 milhões de dormidas em 2010 para 70 milhões de dormidas, em 2019, o maior valor de que há registo. Observou-se igualmente nas receitas turísticas uma taxa média de variação anual de 10,3%, nos últimos 9 anos, o que permitiu que de 7,6 mil milhões de receitas em 2010 o aumento fosse para 18,4 mil milhões em 2019.

    O turismo tem tido um papel muito relevante no reforço substancial da imagem internacional e de perceção de qualidade da marca Portugal.