O setor dos Transportes e Logística é a base das cadeias globais de distribuição e armazenagem. Desde empresas de expedição, aviação, logística, entre outras, representam um forte ciclo de movimentações, desenvolvimento e crescimento, não só a nível nacional mas também a nível internacional. O setor dos transportes e logística é um setor estratégico para o conjunto da atividade económica e a sua prestação influencia a competitividade do tecido empresarial português. Nos próximos anos muitos são os desafios que se colocam, como o transporte intermodal, a implementação internacional do ecommerce, as novas soluções tecnológicas e as preocupações ambientais.

    Desenvolvemos soluções de apoio à decisão estratégica tanto na gestão operacional como no planeamento financeiro da sua empresa:

    • consultoria para a internacionalização;
    • planificação do investimento e financiamento;
    • formação dos recursos humanos;

    Saiba como podemos fazer crescer o seu negócio

    Setor dos transportes e logística - um dos pilares da economia

    A mobilidade dos dados, mobilidade da informação, mobilidade das pessoas, mobilidade de bens e produtos, tornam os transportes e logística um setor de peso determinante do dia-a-dia.

    Em 2017 este setor representava 4,3% do PIB da economia portuguesa. O número de empresas no setor de Transportes e Armazenamento situou-se em 22,1 mil e ao subconjunto de atividades específicas de Transportes corresponderam a 19,3 mil empresas.

    Nos próximos anos, as empresas do setor, terão de desenvolver uma estratégia adequada aos novos desafios sociais, tecnológicos e ambientais.

    A adequação de soluções versáteis serão determinantes para o crescimento e desenvolvimento do setor dos transportes e logísticas.

    Tendências do setor:

    Blockchain – segurança de transações através do registo de informações que não podem ser alteradas

    Automação dos dispositivos – através da utilização de drones e robôs

    Logística reversa – através de trabalho de recolhimento, visando a preservação do meio ambiente

    Monitorização em tempo real – acompanhamento real do trajeto e transparência do serviço, tanto pelo fornecedor como pelo cliente

    Logística compartilhada – mecanismos que facilitem a partilha de serviços: espaços em armazéns, veículos de transportes

    Same day delivery – forte trabalho de integração e cooperação entre fábricas e centros de distribuição