Horizonte Europa é o programa-quadro de investigação e inovação (I&I) da UE para o período 2021-2027, sucedendo ao Horizonte 2020.

    A Comissão Europeia lançou o primeiro plano estratégico para o Horizonte Europa, o novo programa de investigação e inovação da UE, no valor de 95,5 mil milhões de euros, que irá financiar cientistas e empresas.

    O plano estratégico do Horizonte Europa define as orientações estratégicas para o direcionamento dos investimentos durante os primeiros quatro anos do programa. Assegura que as ações de investigação e inovação da UE contribuem para as prioridades da União, nomeadamente uma Europa verde e com impacto neutro no clima, uma Europa preparada para a era digital e uma economia ao serviço das pessoas.

    Pilar I: Ciência de excelência – aumentar a competitividade científica global da UE
    Pilar II: Desafios globais & competitividade industrial europeia – apoiar a investigação relacionada com os desafios societais e reforçar as capacidades tecnológicas e industriais através de clusters, subjacentes às políticas da UE e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    Pilar III: Europa inovadora – colocar a Europa na vanguarda da inovação geradora de mercados

    Alargamento da participação e reforço do espaço europeu da investigação (ERA – European Research Area) aumentar o apoio aos Estados-Membros nos seus esforços nacionais de investigação e na optimização do seu potencial de inovação.

    Para a implementação do programa, foi adotado em 15 de março de 2021, o primeiro Plano Estratégico do Horizonte Europa (2021-2024), com as principais orientações estratégicas para o direcionamento dos investimentos em I&I nos primeiros quatro anos, que assegura que as ações de investigação e inovação da UE contribuem para as prioridades da União – uma Europa verde e com impacte neutro no clima, uma Europa preparada para a era digital e uma economia ao serviço das pessoas.

    O plano estratégico define quatro orientações estratégicas para os investimentos em investigação e inovação no âmbito do Horizonte Europa para os próximos quatro anos:

    • promover uma autonomia estratégica aberta, liderando o desenvolvimento de tecnologias, setores e cadeias de valor digitais, facilitadores e emergentes essenciais,
    • recuperar os ecossistemas e a biodiversidade europeus e gerir os recursos naturais de modo sustentável,
    • tornar a Europa a primeira economia circular, com impacto neutro no clima e sustentável apoiada pelas tecnologias digitais,
    • criar uma sociedade europeia mais resiliente, inclusiva e democrática.