Benefícios Fiscais

O SIFIDE, o RFAI, o ICE ou IFVS são incentivos fiscais para as empresas.

O Código Fiscal do Investimento procura sintetizar um conjunto de apoios de índole fiscal ao investimento produtivo e também à investigação e desenvolvimento, contribuindo para a promoção da competitividade da economia nacional e para a manutenção de um contexto fiscal favorável ao investimento, à criação de emprego e ao reforço dos capitais próprios das empresas.

Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial II

O SIFIDE é um incentivo fiscal através do qual as empresas podem recuperar até 82,5% dos custos incorridos com projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) para dedução à coleta em sede de IRC.

Regime Fiscal de Apoio ao Investimento

RFAI

O RFAI é um incentivo fiscal que permite recuperar até 25% dos investimentos (até ao montante de 10 M€) já realizados com ativos fixos tangíveis e intangíveis para dedução à coleta em sede de IRC.

O montante de benefício fiscal é dedutível até 50% da coleta.

Incentivo Fiscal à Valorização Salarial

IFVS

O Incentivo Fiscal à Valorização Salarial é um benefício em que os gastos salariais de trabalhadores com contrato por tempo indeterminado são majorados em 50%, caso as empresa apliquem aumentos superiores em pelo menos 5,1% determinados por instrumento de regulamentação coletiva dinâmica e reduzam o leque salarial ( diferença entre o salário mais baixo e mais alto). Este incentivo aplica-se até 2026.

Incentivo à Capitalização das Empresas

O CEI possibilita a dedução de até 5% ao lucro tributável do IRC dos aumentos do capital próprio realizados após 1 de janeiro de 2023. O ICE passa a ser apurado com base na taxa Euribor a 12 meses, acrescida de um spread de 1,5% (ou 2%, no caso de PME e SMC).

Pretende obter mais informações?

Agende uma reunião com a nossa equipa de especialistas.