ADENE, Turismo de Portugal e Turismo do Algarve lançam selo ‘Save Water’ que tem como objetivo atestar uma efetiva redução do consumo de água e o compromisso das empresas com a implementação de medidas de eficiência hídrica.
O selo “Save Water”, que atestará que as empresas turísticas do Algarve estão a fazer o seu papel na luta contra o desperdício de água e em prol do uso eficiente deste recurso, foi apresentado esta segunda-feira, dia 18 de Março, na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro.
Para obter o selo e a certificação de eficiência hídrica, as empresas parceiras comprometem-se a adotar, de forma faseada, 30 medidas de poupança de água, de uma lista de 60. Caso as empresas já tenham implementado medidas que constam da lista, elas podem ser incluídas no plano de ação, ainda que com limitações.
O objetivo é promover a poupança de água em unidades hoteleiras e no setor do turismo, em geral, através de implementação de certas medidas, em troca de um selo que reconhece o esforço e o contributo das empresas para o desígnio regional de reduzir em 15% o consumo de água no setor urbano.
As 60 medidas de eficiência hídricas apresentadas estão a ligadas aos dispositivos, a origens alternativas, à rega, às piscinas, aos equipamentos, à limpeza, a comportamentos e à gestão e manutenção, tendo sido destacadas a substituição de equipamentos por modelos mais eficientes, a redução do uso de água em áreas verdes e a adoção de práticas de paisagismo adaptadas ao clima regional.
Existem duas linhas de apoio para ajudar as empresas a financiar a implementação das medidas de maior complexidade:
- Linha “+ Eficiência Hídrica Algarve”
Esta linha é dedicada exclusivamente ao Algarve, com dotação de 10 milhões de euros. Destinada às micro, pequenas e médias empresas, que desenvolvam atividades turísticas nas CAE respeitantes aos empreendimentos turísticos localizados na NUT II Algarve.
Nesta linha, que estará aberta em contínuo a partir de 1 de Abril até a dotação terminar, cada empresa pode apresentar uma candidatura com um valor máximo de 50 mil euros, beneficiando de um apoio a fundo perdido de 50%.
As candidaturas estarão abertas até 31 dezembro 2025. - Linha “Turismo + Sustentável”
Linha de apoio de âmbito nacional, com uma dotação de 50 milhões de euros. Destinada a PME e a grandes empresas, e tem por base um empréstimo junto da banca, com garantia do Estado (80%), que terá de ser reembolsado pelos candidatos. O valor máximo por candidatura é de 750 mil euros.
Prevê um prémio de desempenho que converte parte do valor em apoio a fundo perdido, que, no caso do Algarve e para operações ligadas à eficiência hídrica, pode ascender aos 30% (no resto do país é de 20%).
Pretende obter mais informações?
Agende uma reunião com a nossa equipa de especialistas.