O e-commerce está em rápido crescimento a nível mundial e Portugal não é exceção. Segundo o relatório “CTT e-Commerce Report 2019”, em 2018 houve um crescimento de 17% e o volume de negócio atingiu um valor total de 5 mil milhões de euros. É expectável que os valores nos próximos anos sejam ainda mais expressivos. As tendências apontam para que em 2040 cerca de 95% das compras sejam feitas através do comércio eletrónico (Nasdaq).
O QUE É O E-COMMERCE?
O e-commerce, ou comércio eletrónico, é um canal de venda online que permite chegar a clientes de todo o mundo. O mesmo consiste na compra ou venda de produtos ou serviços por via eletrónica, através da Web ou de aplicações móveis. Quer as vendas sejam efetuadas a outras empresas (B2B) ou ao consumidor final (B2C), o comércio eletrónico pode implicar a criação de uma loja online, a presença num marketplace, a venda através de redes sociais ou uma combinação destas opções.
COMO EXPORTAR VIA E-COMMERCE?
Para aumentar as possibilidades de sucesso do e-commerce internacional, é importante ter em consideração um conjunto de aspetos, entre eles:
ESTRATÉGIA:
- Decidir qual o melhor canal para vender online: loja própria, marketplace, redes sociais ou uma combinação destas opções;
- Escolher a tecnologia mais adequada para gerir as encomendas e os stocks, assegurando que a loja online, está disponível 24 horas, diariamente;
- Optar por um sistema de logística ágil, eficaz e competitivo;
- Apostar num serviço de apoio ao cliente de excelência;
- Integrar a estratégia online com o negócio offline, se este existir;
PRODUTOS:
- Definir o perfil do cliente e o catálogo de produtos adequado;
- Escolher uma apresentação dos produtos que seja apelativa;
- Procurar detalhar sempre as características dos produtos;
- Prever um eventual aumento da produção para conseguir responder à procura;
RECURSOS HUMANOS:
- Ter uma equipa especializada em vendas via e-commerce;
- Assegurar que existem competências e conhecimentos de marketing digital que permitam otimizar o posicionamento do website no motor de buscas;
MERCADO:
- Escolher os meios de pagamento a disponibilizar em função das preferências dos consumidores em cada país;
- Conhecer os aspetos legais e fiscais associados ao mercado de destino.