Um estudo de mercado é essencial nos momentos que antecedem a abertura de um negócio. É uma ferramenta fundamental para orientar o empreendedor e adotar estratégias mais assertivas. O estudo de mercado vai possibilitar uma visão ampla do negócio, procurando identificar oportunidades para se destacar num determinado segmento/público-alvo e perante o público pretendido.
Sabe como fazer um estudo de mercado? Descubra abaixo quais são os 4 passos principais.
Definir os pontos-chave do seu estudo de mercado.
É importante conseguir responder a um conjunto de questões para compreender o que pretende com a sua pesquisa.
– Quem será o público-alvo do negócio e qual o tamanho deste público?
– Que informações deve saber sobre o público?
– O quanto estará o público disposto a gastar nestes produtos?
– Que preços colocar nos produtos ou serviços?
– Quais são os potenciais concorrentes?
– Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
– Como se comporta o mercado neste setor?
– Quais são os elementos diferenciadores dos produtos ou serviços?
– O que pode melhorar e distinguir uma empresa neste setor?
Estas questões irão ajudar a definir o perfil dos clientes e os comportamentos de consumo, bem como compreender a recetividade à abertura do seu negócio.
Recolher informações e fazer o tratamento de dados
Nesta etapa existe a necessidade de consultar indicadores demográficos, dados de consumo interno e externo, analisar serviços existentes num determinado espaço geográfico, o volume das importações e exportações dentro do setor, entre outros fatores.
Atualmente, é possível obter esta informação de forma totalmente gratuita, em sites como o INE, Pordata ou OCDE, por exemplo. As associações comerciais e industriais, as Câmaras de Comércio, estudos de mercado já existentes e a imprensa também podem auxiliar no processo de levantamento de informação.
Não se esqueça ainda de estudar a regulamentação e as informações legais.
Teste de conceito
Outra fase importante é conhecer a opinião dos potenciais consumidores sobre o seu negócio. Para isso, pode realizar questionários de forma a abranger uma amostra cuidadosamente escolhida ou um vasto público-alvo, para que seja possível medir a abertura do mercado.
Analisar os dados recolhidos
Esta última etapa compreende compilar e converter os dados recolhidos em informações relevantes. Consoante estes resultados irá conseguir determinar quais são os melhores setores ou nichos de mercado para investir, quais são as principais ameaças do mercado, onde há boas oportunidades e como atuam os potenciais concorrentes.
A partir da realização de um estudo de mercado, poderá elaborar um plano de negócios para uma análise detalhada e uma visão mais abrangente. Precisa de mais informações sobre como elaborar um estudo de mercado para a sua empresa? Contacte a nossa equipa. Nós realizamos um estudo de mercado e ajudamos na elaboração do plano de investimento, garantindo o sucesso da sua empresa.