O Governo espera lançar os primeiros concursos do PT2030 a partir de junho mas aguarda pela aprovação da Comissão Europeia ao Acordo de Parceria apresentado.
Os primeiros concursos a serem lançados no âmbito do Portugal 2030 servirão de manifestação de interesse de investimento, por parte das empresas, tal como já aconteceu no anterior quadro europeu.
Numa entrevista ao jornal ECO, a Ministra da Coesão Territorial, refere que “As empresas já sabem que, em princípio, as áreas prioritárias são a descarbonização, a eficiência energética, a digitalização, apoio às economias locais, às cadeias de valor locais ao turismo, tudo o que sejam projetos inovadores. Teremos de ser muito seletivos mesmo na realização dos próprios avisos e, por isso, esses avisos que façamos de auxílios de Estado são muito importantes para as empresas começarem a preparar as suas candidaturas”, detalhou.
O programa Portugal 2030 que conta com uma dotação de 22.995 milhões de euros para 2021 e 2027 vai ter os maiores Programas Operacionais (PO) na Demografia e Inclusão, e na Inovação e Transição Digital, com 5,6 mil milhões e 3,9 mil milhões de euros, respetivamente.
O PT2030 materializa o Acordo de Parceria a estabelecer entre Portugal e a Comissão Europeia, fixando os grandes objetivos estratégicos para a aplicação, entre 2021 e 2027, do montante global de 24.182 M€.
O Portugal 2030 já tem várias agendas e objetivos definidos que poderá consultar aqui para informações mais detalhadas sobre o programa.
Portugal 2030
Comece a planear o seu projeto de investimento!
Pretende realizar um projeto de investimento para a sua empresa e candidatar-se a financiamentos? Contacte a nossa equipa para ajudar a planear o seu projeto.