Estão abertas as candidaturas ao HORIZON-CL6-2024-CLIMATE-01-1 – Melhoria das práticas e tecnologias de irrigação na agricultura até 22 de fevereiro.
Em consonância com a estratégia “do prado ao prato” do Pacto Ecológico Europeu, com as políticas da UE relacionadas com a água e com o trabalho realizado e os dados disponibilizados pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), as propostas selecionadas contribuirão para aumentar a resiliência da agricultura à seca com sistemas de irrigação inovadores que aumentam a eficiência na gestão da água.
Espera-se que os resultados dos projetos, que se candidatem, contribuam para os seguintes resultados esperados:
- Soluções e ferramentas de prevenção para melhorar a gestão dos recursos hídricos, em especial em zonas com escassez de água recorrente ou permanente, a fim de antecipar soluções para os desafios atuais e futuros da gestão dos recursos hídricos.
- Apoio disponível para os utilizadores finais que procuram adotar soluções inovadoras em tecnologias de irrigação.
- Libertar o potencial das lamas de depuração recicladas e de outros fluxos de biorresíduos como recursos alternativos e seguros de abastecimento de água e nutrientes para a agricultura.
- Aumento do potencial socioeconómico e ambiental de práticas de irrigação alternativas, como a colheita de nevoeiro.
- Redução da procura de água para a agricultura, em resultado de sistemas de irrigação optimizados, incluindo novas oportunidades de abastecimento alternativo de água, e inovações esperadas da transição para sistemas agrícolas mais sustentáveis, incluindo a agroecologia.
Âmbito:
- Melhorar a compreensão da composição, do potencial de irrigação em termos de eficiência, fiabilidade e custo-eficácia das lamas de depuração e de outros fluxos de bioresíduos, desde que seja possível uma utilização segura destes produtos reciclados, sem um impacto negativo no ambiente, garantindo uma elevada eficiência agronómica dos nutrientes que contêm.
Integração e aumento das práticas de gestão da água na exploração agrícola e resultados ao nível da bacia hidrográfica, quantificando os impactos da reciclagem da água em todo o balanço hídrico da bacia, otimizando a produção agrícola baseada na bacia hidrográfica, reduzindo os padrões de escoamento superficial e as possíveis alterações nos ciclos hidrológicos ligadas às condições climáticas. - Ferramentas novas ou melhoradas para uma utilização combinada eficiente da água e dos fertilizantes através da irrigação para diferentes sistemas agrícolas, incluindo a agroecologia, a produção biológica, bem como a agricultura convencional, intensiva ou urbana.
- Formas novas e inovadoras de água alternativa para a agricultura (por exemplo, polímeros superabsorventes/”água sólida”), incluindo a avaliação dos seus impactos socioeconómicos, ambientais e na saúde.
- Melhoria das práticas e soluções em pequenas e grandes explorações agrícolas para lidar com os efeitos da abundância de água (aguaceiros rápidos, inundações) e/ou da escassez de água.
- Identificação dos obstáculos societais e regulamentares que dificultam o aumento da utilização de água reciclada e desenvolvimento de soluções adequadas para aumentar a sua adoção na prática.
- Recomendações para incentivos e políticas melhorados e orientados a nível regional, nacional e da UE para reduzir os riscos financeiros para os primeiros utilizadores das práticas desenvolvidas no projeto.
As candidaturas devem ter uma “abordagem multiatores” e assegurar a participação adequada das principais partes interessadas envolvidas nas práticas e tecnologias de irrigação na agricultura. As propostas devem basear-se e alargar as realizações de projetos de investigação e inovação passados e atuais do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa, incluindo no âmbito da parceria Horizonte 2020 art. 185.º da parceria PRIMA. As propostas devem incluir uma tarefa específica, recursos adequados e um plano sobre a forma como irão colaborar com outros projetos financiados no âmbito deste tópico, bem como no âmbito do HORIZON-CL6-2023-ZEROPOLLUTION-01-01: Conhecimentos e soluções inovadoras na agricultura para a disponibilidade e a qualidade da água e HORIZON-CL6-2024-BIODIV-02-01-two-stages: Demonstração de soluções baseadas na natureza para a gestão sustentável dos recursos hídricos num clima em mudança, com especial atenção para a redução dos impactos de secas extremas.
Condições específicas:
Espera-se que as atividades atinjam TRL 6-7 no final do projeto.
Pretende obter mais informações?
Agende uma reunião com a nossa equipa de especialistas.