O cicloturismo é cada vez mais uma aposta do Turismo de Portugal na divulgação do nosso país. Um pouco por todo país podemos encontrar rotas para o ciclismo de estrada ou então de montanha.
O Algarve, reconhecido pelas suas praias e pelos seus campos de golfe, acima de tudo tem muito para oferecer aos cicloturistas.
Entre cidades de arquitetura e história, a cidades de animação e cultura, o Algarve é recomendado em primeiro lugar para a reposição de energias. Delicie-se com iguarias do mar e povoações pitorescas de pescadores, excelentes paisagens e praias de areais de águas quentes e calmas, zonas de espécies de aves protegidas, e ainda castelos e muralhas por trilhos muito caraterísticos de um passado ainda muito presente.
Nesta região sul poderá usufruir de um fabuloso clima e descobrir a rede de percursos de ciclismo que o Algarve oferece.
onde o oceano o acompanha entre as arribas recortadas de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras da Europa
Se a sua paixão é a bicicleta e a natureza, então pode aliar a exigência da distância e das subidas e descidas em estradas com pouco tráfego à paisagem sempre variada. No entanto, pode fazer toda a sua extensão, ou pequenos troços e descubrir as vilas e cidades do litoral algarvio.
Poderá optar pelas propostas abaixo apresentadas, que percorrem espelhos de água – de onde se extrai o sal – um Algarve rural e autêntico.
Rota da Costa Atlântica:
Atravessa todo o Algarve, de Este (Vila Real de Santo António) a Oeste (Cabo de S. Vicente), além disso também conhecida como Ecovia do Litoral.
Tem uma extensão de 214km, sobe ainda 50km até Aljezur, atravessando 12 concelhos ao longo da faixa litoral meridional.
Grande Rota do Guadiana (GR15):
Entre Vila Real de Santo António e Alcoutim, percorre-se 65 km em zonas de serra, barrocal e litoral, sobre o Rio Guadiana.
Percursos de Ciclismo de Estrada:
Estão disponíveis 41 percursos para ciclistas num total de 4.336 km por estradas com pouco tráfego, mas também há mais. Oito desses percursos incluem zonas de subida para treino específico a atletas de competição ou então ciclistas com mais experiência. Classificados por quatro níveis de dificuldade pela respetiva distância e altimetria dos percursos, no entanto estão divididos por três zonas:
- zona Este que integra Tavira, Olhão e parte de São Brás de Alportel;
- zona Central que inclui Faro, Loulé, Albufeira e Silves;
- zona Oeste que abrange Portimão, Monchique, Lagos, Vila do Bispo e Aljezur.
Rota Vicentina:
Destacam-se dois percursos que percorrem as regiões Algarve e Alentejo:
- “Caminho Histórico” – 230 km entre Santiago do Cacém e o Cabo de São Vicente. É um itinerário rural, com 12 etapas que podem ser programadas uma etapa p/dia com o máximo de 25 km;
- “Trilho dos Pescadores” – 111 km liga Porto Covo a Odeceixe, que pode também ser percorrido exclusivamente a pé.
O Caminho Histórico da Rota Vicentina foi distinguido com a:
Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, pela European Ramblers Association (ERA)
– integrando o lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.
Via Algarviana:
Esta rota liga o Cabo de São Vicente a Alcoutim, cerca de 300 km na sua maioria pela Serra Algarvia. Também conhecida por Grande Rota Pedestre, está dividida em 14 setores no mínimo em cinco dias de percurso.
Cabe-lhe a si decidir como quer descobrir o Algarve enquadrado no seu perfil de turista, o difícil vai ser decidir o que visitar primeiro! Há paragens imperdíveis para admirar as melhores vistas sobre a costa algarvia em ciclismo. Não deixe escapar o Cabo de S. Vicente – o ponto mais ocidental da Europa.
Na região do Algarve tem uma oferta diversificada de experiências pertencentes: marítimo-turísticas, de natureza, de aventura, culturais, ao ar livre. Juntos iremos encontrar o financiamento adequado para alavancar o seu negócio, saiba mais sobre o setor das atividades turísticas, ou contacte-nos atrvés do email: .
Fonte: Portuguese Trails.