A Região de Turismo do Algarve (RTA) acaba de disponibilizar o Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe, um documento que conta com um conjunto de recomendações direcionadas aos diversos agentes turísticos e que pretende reforçar a segurança do destino e a confiança de turistas, trabalhadores do setor e residentes, perante o novo contexto colocado pela situação epidemiológica COVID-19.
Entre as orientações, elaboradas segundo as normas da Direção-Geral da Saúde e diretrizes internacionais existentes, encontram-se pontos como procedimentos de limpeza e higienização, formação de colaboradores e informação a disponibilizar as turistas e visitantes.
João Fernandes, presidente da RTA, sublinha: «O Algarve está pronto para reiniciar a sua atividade turística. Tem sido determinante o empenho conjunto das autoridades nacionais e dos agentes públicos e privados do setor turístico da região para que tal aconteça. Este Manual é um exemplo de todos os esforços que temos vindo a levar a cabo. Esperamos que se torne uma referência para todos os que, diariamente, fazem com que sejamos o maior destino turístico do país e que terão agora desafios acrescidos»
O Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe foi elaborado com o contributo de entidades como o Turismo de Portugal; a ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor; o CNIG – Conselho Nacional da Indústria do Golfe; a APPR – Associação Portuguesa de Portos de Recreio; a Marina de Vilamoura, SA – Vilamoura World; a Algarve Anima; a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; a Federação Portuguesa de Surf; a Associação Nacional de Surfistas; a Associação de Escolas de Surf da Costa Vicentina; e a Associação de Parques de Campismo do Alentejo e Algarve.
Recorde-se que no passado dia 24 de abril, o Turismo de Portugal lançou o selo “Clean ‘n Safe” para os empreendimentos turísticos, agências de viagens e operadores turísticos. Mais tarde alargou o selo à restauração e recentemente às áreas de serviço para autocaravanas.