A Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia que permite executar tarefas e atividades rotineiras de uma empresa, normalmente realizadas por humanos, de uma forma automática e simples.
As soluções de RPA são úteis para empresas que possuem muitos sistemas diferentes e complexos e cujas tarefas atualmente são realizadas por pessoas que copiam, interpretam, manipulam e colam dados de um sistema para outro.
Com a tecnologia RPA é possível rastrear e monitorizar as tarefas automatizadas. Ao substituir uma tarefa manual humana por uma tarefa robotizada, a empresa terá um melhor aproveitamento da infraestrutura atual, diminui os riscos de erro e ganhará mais tempo para outras tarefas com maior valor.
Quais são os processos mais adequados para implementação de uma solução RPA?
- atividades repetitivas, como na captura e validação de informações
- manipulação de dados
- preenchimento de formulários
- processamento de pedidos
- integração de sistemas
- envio e receção de emails e tratamento de anexos
- extrair dados de aplicações e plataformas online
- copiar e colar conteúdos entre diferentes ficheiros ou aplicações
- registar e ler dados em bases de dados
Uma solução RPA contribui para a produtividade da equipa e melhora os resultados da empresa. Ao transferirmos certas atividades de um ser humano para uma máquina consegue-se obter um melhor desempenho em tarefas repetitivas.
Quais as vantagens de implementar uma solução RPA na sua empresa?
- Redução de custos e tempo: Com a automatização de tarefas corriqueiras os colaboradores podem atuar com mais efetividade em atividades com maior importância e valor para a empresa.
- Redução de erros: quando se cria um automatismo, a tarefa é executado com menor risco de erro.
- Maior produtividade: as tarefas são realizadas em menor tempo e em maior quantidade.
- Análise: a capacidade de gerar relatórios e analisar os processos e resultados traz vantagens no desenvolvimento do negócio.
- Disponibilidade: a realização das tarefas não está limitado ao horário de trabalho, a operação pode ser contínua.
- Escalabilidade: capacidade de escalar os processos e aumentar o volume de trabalho.
A tecnologia RPA pode ser utilizada nos mais variados setores de atividade com grandes vantagens para os processos de cada empresa. Segundo a Gartner, 90% das grandes organizações mundiais terão investido em alguma forma de RPA até 2022. De acordo com os especialistas da Gartner, em 2021 as receitas deste mercado vão atingir uma taxa anual de 19,5%, o que equivale a cerca de 1,89 mil milhões de euros.
A nossa consultoria para a transformação digital tem como objetivo obter uma melhoria continua que permita o aumento de produtividade, a redução de custos operacionais e a otimização dos processos das equipas.