Novo programa estabelece e promove a ligação entre instituições de ensino superior e empresas, visando a valorização e transferência de tecnologia como forma de responder aos desafios postos pelo conhecimento, flexibilidade e globalização dos mercados.
O Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), Aviso nº 01/SI/2019, tem candidaturas abertas até 29 de março de 2019, às 19 horas.
Objetivos
- Promover o aumento do investimento empresarial em matéria de I&D, apoiando projetos de empresas alinhados com os domínios prioritários da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3);
- Apoiar a criação e dinamização de núcleos de Investigação e Inovação (“I&I”) nas PME´s, através da criação e reforço das competências internas das empresas para a produção de conhecimento com potencial efeito na competitividade e inovação empresarial.
Os projetos a apoiar devem inserir-se na modalidade de “Projetos Individuais”, realizados por uma empresa PME, visando criar na empresa competências internas de I&D e de gestão da inovação, através de unidades estruturadas com caraterísticas de permanência e dedicadas exclusivamente a atividades de I&D.
Podem candidatar-se PMEs de todas as atividades económicas, em especial as que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, em qualquer região do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).
Despesas elegíveis:
- Despesas com o pessoal técnico;
- Aquisição de serviços a terceiros;
- Aquisição de instrumentos e equipamento científico e técnico;
- Aquisição de software específico para o projeto;
- Adaptação de edifícios e instalações na medida em que forem utilizados no projeto;
- Despesas com o processo de certificação do sistema de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação segundo a NP 4457:2007;
- Despesas com a intervenção TOC ou ROC;
- Despesas com a intervenção de auditor técnico-científico.
Os apoios a conceder revestem a forma de incentivo não reembolsável, com uma taxa de financiamento de máxima de 50% para projetos localizados nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
Na região de Lisboa, têm uma taxa máxima de apoio de 40%.
Para saber se o seu projeto é elegível a este sistema de incentivos pode entrar em contacto connosco através do email ou por telefone: 210 001 617 (Lisboa) e 289 098 720 (Faro).
Fonte: Compete2020