Estão abertas até 22 de março as candidaturas à 25.ª convocatória lançada pelo Cluster Eureka Eurogia, um programa pioneiro no setor da energia que visa atingir os objetivos de neutralidade carbónica através de tecnologias de baixo carbono. Este programa está na linha da frente no setor da energia para atingir os objetivos de neutralidade de carbono através de tecnologias de baixo carbono.
A Eurogia2030 está na linha da frente no domínio da energia para atingir os objectivos de neutralidade de carbono. Através de soluções de I&D em tecnologias de baixo carbono, a Eurogia pretende contribuir para um ambiente sustentável, para a redução das alterações climáticas e para um crescimento sustentável. Alguns dos desafios visados para atingir estes objectivos são necessários, mas não limitados a:
- Fornecimento de energia sem carbono,
- Mobilidade ecológica e cidades inteligentes,
- Habitações e construções mais inteligentes,
- Recursos biológicos e ambiente.
As tecnologias necessárias para enfrentar estes desafios estão a desenvolver-se rapidamente num mercado gigantesco e numa preocupação social cada vez maior. O conhecimento profundo e a liderança no desenvolvimento e aplicação destas tecnologias é um requisito essencial para que a indústria possa manter a sua liderança em múltiplos domínios de aplicação ou tirar partido de novas oportunidades.
Este programa Eurogia2030 foi concebido para estimular a atividade nesta importante área, através da criação de projetos de colaboração transnacionais em aplicações que apoiarão o crescimento económico e beneficiarão a sociedade como um todo.
O âmbito da Call 25 inclui projetos internacionais de I&D nos seguintes domínios:
- Turbinas eólicas offshore, bioenergia, painéis solares, células de combustível power to-X, armazenamento de energia;
- Hidrogénio (produção, armazenamento, estação);
- Captura, retenção e utilização de CO2;
- Edifícios verdes e com emissão zero, cidades inteligentes, aquecimento;
- Soluções de TI em edifícios, monitorização inteligente, construção 3D;
- Soluções integradas de IA, IoT, Bigdata e 5G/6G em cidades;
- Redes Inteligentes, Microrrede, E-mobilidade;
- Monitorizaçãoo do meio ambiente e dos recursos biológicos;
- Sistemas de monitorização da terra, rios e mar através de drones e satélites, sensores, computação em nuvem de ponta, espectrometria de massa Raman, IA, big data.
O convite procura projectos que formem ecossistemas inovadores que permitam avanços no estado da arte e resultem em oportunidades de impacto comercial e/ou societal nos domínios de aplicação abordados. O objetivo é reunir parceiros de toda a vasta comunidade (grandes empresas, PME, organizações de investigação e tecnologia e universidades) em equipas de colaboração que possam demonstrar um elevado impacto no domínio de aplicação escolhido no final do projeto.
As candidaturas serão avaliadas em termos de excelência, impacto, organização e execução sugerida. O impacto será avaliado em termos de impacto económico, em todos os países e parceiros participantes, bem como o seu impacto na transição ecológica da sociedade.
Pretende obter mais informações?
Agende uma reunião com a nossa equipa de especialistas.