Até ao final do ano serão lançados, no âmbito do PRR, apoios para a descarbonização e digitalização da indústria, no valor de 715 milhões de euros, cujos destinatários são fábricas, associações empresariais e centros tecnológicos dos setores industriais.
De acordo com o Secretário de Estado da Economia, João Neves, “Iremos publicar o regulamento nos próximos dias e fazer a abertura dos avisos ainda antes do final do ano, com a possibilidade de as empresas apresentarem os seus projetos num espaço de quatro meses. Serão decididos em conjunto com base numa análise de mérito: olharemos para a radiografia da empresa e para o conjunto de propostas de melhoria que cada uma delas se propõe concretizar”,
Os projetos serão avaliados de acordo com o investimento identificado nas vertentes já anunciadas: processos e tecnologias de baixo carbono na indústria; adoção de medidas de eficiência energética na indústria; incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia; e apoio à capacitação das empresas e a elaboração de instrumentos de informação.
Processos e tecnologias de baixo carbono na indústria
- Introdução de novos processos, produtos e modelos de negócio inovadores ou a alteração de processos, visando a descarbonização e digitalização; incorporação de novas matérias-primas ou de combustíveis derivados de resíduos, incluindo biomassa e biogás;
- Recurso a simbioses industriais e medidas de economia circular, incorporando inovação;
- Substituição e/ou adaptação de equipamentos e processos para novas tecnologias sustentáveis e vetores de energia renovável;
- Adoção de gases fluorados de reduzido potencial de aquecimento global e aumento da eletrificação dos consumos finais de energia, designadamente através da eletrificação dos consumos finais de energia na indústria e do reforço do acesso e da qualidade de serviço, principalmente em zonas industriais.
Adoção de medidas de eficiência energética na indústria
- Reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa, em paralelo com a adoção de sistemas de monitorização e gestão de consumos que permitam gerir e otimizar os consumos de energia aproveitando o potencial da digitalização e a automação.
Incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia
- Inclui a promoção da incorporação de hidrogénio e de outros gases renováveis na indústria, designadamente naquelas situações em que as opções tecnológicas custo-eficazes para descarbonização, nomeadamente através da eletrificação, são mais limitadas.
Descarbonização e Digitalização
Apoios para a Indústria
A nossa equipa está preparada para ajudar a sua indústria na área da descarbonização e digitalização. Contacte-nos para agendarmos uma reunião.