O plano de negócios é uma importante ferramenta de gestão. O plano de negócios ajudará o empreendedor a saber se a ideia ou projeto de investimento é viável.
Entre os diversos tipos de modelos de negócio que existem, a definição do modelo mais adequado constitui um fator de sucesso para a empresa. Conheça os principais modelos de negócios.
Modelo de negócios B2C
Também conhecido como Business to Consumer, este modelo é baseado numa relação comercial, de compra e venda, de produtos ou serviços, entre uma empresa e o cliente final. Este tipo de negócio é muito comum no mercado, uma vez que não necessita da intervenção de intermediários.
Modelo de negócios B2B
O modelo Business to Business consiste no fornecimento de produtos e prestação de serviços entre duas (ou mais) empresas. A venda B2B não envolve pessoas físicas, apenas pessoas jurídicas. Somente após a transação comercial efetuada entre as empresas, é possível repassar a mercadoria ou serviço ao consumidor final (B2B2C – Business to Business to Consumer).
Franchising
É um modelo de negócio em que uma empresa, com um formato de negócios estabelecido e provado, disponibiliza à outra empresa ou empresário o direito de utilizar a sua marca (produtos, serviços e modelo de gestão), em troca de uma contrapartida financeira.
A principal vantagem de optar por um franchising, em vez de iniciar um novo negócio do zero, é a segurança de estar a investir num modelo de negócio já testado e consolidado. Além disso, a maioria das oportunidades de franchising constituem negócios com marca já estabelecida no mercado e com elevada credibilidade, o que facilita o processo.
Licenciamento
Permissão para a utilização de direitos de propriedade intelectual em troca de uma comissão de licenciamento. É uma forma de aliança estratégica que envolve a transação de um acordo dentro de um direito de uso de conhecimento, patentes, processo ou experiência em meios definidos.
O licenciamento é muito atrativo para empresas que não têm capital suficiente para desenvolver operações no estrangeiro, bem como para empresas que não estão dispostas a alocar muitos recursos financeiros a mercados de risco.
SaaS
SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia via internet, como um serviço. Com esse modelo, a empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. Apenas é necessária a conexão à internet. Trata-se de um modelo de licenciamento e entrega de software, onde a empresa fornecedora é responsável pela infraestrutura necessária (servidores, conetividade, segurança, atualizações, etc.).
Marketplace
O Marketplace corresponde à disponibilização de produtos por vendedores dentro de um único ambiente virtual. Trata-se de uma plataforma online onde várias empresas e/ou marcas se podem registar e vender os seus produtos/serviços. O lucro, nesse caso, vem de uma taxa cobrada por cada negócio realizado. A vantagem deste modelo é a escalabilidade, uma vez que a empresa não precisa se preocupar com a execução do serviço ou entrega do produto. O custo operacional é muito inferior.
E-commerce
O comércio eletrónico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de bens e/ou serviços via eletrónica, através da Web ou de aplicações móveis, sem barreiras de tempo ou distância. Pode dirigir-se tanto ao consumidor final (B2C) ou como às empresas (B2B) e implicar a criação de uma loja online, a presença num marketplace, a venda através de redes sociais ou uma combinação destas opções.A grande vantagem de uma loja online é ter o negócio aberto ao público 24 horas por dia, em qualquer momento ou lugar.
Fale connosco para conhecer as melhores soluções para o seu negócios. A equipa da Neomarca ajuda-o a desenvolver o plano de negócio e a alcançar novos mercados, indicando o modelo de negócio mais adequado.