Os Planos Anuais de Abertura de Candidaturas permitem aos potenciais beneficiários dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) conhecerem as datas de abertura de candidaturas aos Programas Operacionais do Portugal 2020 de forma a preparem as suas candidaturas atempadamente.
Para o presente ano, estão previstos 47 avisos para o PO Competitividade e Internacionalização, 51 para o PO Inclusão Social e Emprego, 35 para o PO Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos e 10 para o PO Capital Humano.
De lembrar que, quanto aos Sistemas de Incentivos (SI) à Inovação, estes vão já refletir as alterações de formato, anunciadas na reprogramação do Portugal 2020, ao quais foi associado um instrumento financeiro híbrido, em articulação com a banca. Este instrumento é financiado em parte pelos SI (não reembolsável), e pela banca (reembolsável). Este reforço de dotação vai alavancar um investimento de 5 mil milhões de euros.
É fulcral o alinhamento atempado de uma estratégia e projeto a submeter a qualquer candidatura.
NOTA: Está em vigor o “Registo de Pedido de Auxílio” que permite um pré-registo de candidaturas sem concursos abertos, a pensar na existência de situações de investimento de inovação empresarial que necessitam do financiamento do Portugal 2020 e têm urgência em serem iniciados para aproveitarem oportunidades de mercado.
Prepare-se com antecedência, saiba quais são os requisitos e, caso surja alguma questão, não hesite em contactar-nos através do email ou por telefone: 210 001 617 (Lisboa) e 289 098 720 (Faro).