Os efeitos da pandemia que marcou o ano passado têm ditado novas regras e tendências. A verdade é que os hábitos e comportamentos mudaram, levando as marcas a otimizar os seus recursos, a ser mais ágeis e a conseguir comunicar com assertividade, ainda que à distância. As alterações foram significativas e, passado um ano desde o início da pandemia, esta continua a influenciar fortemente a nossa vida, incluindo as tendências no online.
A MindSEO reuniu as principais tendências no online para 2021 que deve acompanhar para adaptar-se às novas exigências de trabalho e destacar-se no mundo digital.
Conheça as 10 tendências que irão ajudar o seu negócio online a crescer.
Mobile commerce
Os consumidores sentem-se cada vez mais confortáveis com as compras online e é pelos smartphones e tablets que o e-commerce está a ser impulsionado, uma vez que os dispositivos móveis permitem uma maior conveniência, praticidade e rapidez. Em 2021, segundo dados do Statista, prevê-se que 72,9% das compras online sejam feitas através de dispositivos móveis.
Otimização da experiência de compra com recurso a AR
A situação pandémica está a limitar as oportunidades de os consumidores poderem tocar ou experimentar os produtos durante o seu processo de compra. A Realidade Aumentada (RA ou AR) aproxima o consumidor de uma experiência real através do digital, criando experiências de compra mais seguras e satisfatórias, o que leva muitas empresas a investir nesta tecnologia.
Visual commerce
Através do visual commerce é possível aproximar o consumidor de uma interação física, por isso investir em vídeos, AR, imagens 360º e conteúdos interativos é agora um fator diferenciador na decisão de compra.
Dynamic Pricing
Utilização das redes sociais como canais de compra
As marcas reconhecem o potencial das redes sociais para impulsionar as suas lojas online, portante esta será uma tendência marcante em 2021.
Dados estruturados para SEO
Publicidade programática
Maior segurança da informação
First-party data – Server-side tracking
Marketing de conteúdo continua a crescer
Este ano a tendência irá passar pela criação de conteúdos que envolvam o lado emocional do consumidor, que contribuam para a humanização da marca e que desenvolvam relacionamentos mais fortes e duradouros, apoiadas por conteúdo visual dinâmico, realista e de qualidade – vídeos, live streaming e imagens dinâmicas.