Foi aprovado um conjunto de avisos com uma dotação de 300 milhões de euros, a serem lançados até final do primeiro trimestre de 2022, com o objetivo de fornecer apoios à agricultura.
Os 300 milhões de euros para ajudar o setor agrícola serão distribuídos por 17 avisos. O objetivo, disse a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, à Lusa “é dotar os agricultores da previsibilidade para, até final do ano e durante o primeiro trimestre, saberem qual é a dotação que vão ter disponível para os investimentos necessários para alavancar a economia”.
O primeiro aviso vai decorrer no âmbito do PDR (Programa de Desenvolvimento Rural) e contará com uma dotação de 40 milhões de euros direcionados para “Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”.
Sabe-se ainda que para além deste aviso, serão emitidos outros de apoios à agricultura, nomeadamente para:
- Investimento na Exploração Agrícola – dotação de 65 milhões de euros;
- Melhoria da eficiência dos regadios existentes – dotação de 70 milhões de euros (30 milhões para segurança de barragens e aproveitamentos hidroagrícolas e 40 milhões para reabilitação e modernização de aproveitamentos hidroagrícolas);
- Instalação de jovens agricultores – dotação de 55 milhões de euros (25 milhões para instalação em território vulneráveis ao perigo de incêndio e 30 milhões para os restantes territórios).
De referir ainda que as dotações para estes avisão serão a fundo perdido e após emissão dos mesmos poderão ser apresentadas as candidaturas.