Apoios à Agricultura: 300 milhões para ajudar setor

    Fabio Coelho

    Foi aprovado um conjunto de avisos com uma dotação de 300 milhões de euros, a serem lançados até final do primeiro trimestre de 2022, com o objetivo de fornecer apoios à agricultura.

    Os 300 milhões de euros para ajudar o setor agrícola serão distribuídos por 17 avisos. O objetivo, disse a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, à Lusa “é dotar os agricultores da previsibilidade para, até final do ano e durante o primeiro trimestre, saberem qual é a dotação que vão ter disponível para os investimentos necessários para alavancar a economia”.

    O primeiro aviso vai decorrer no âmbito do PDR (Programa de Desenvolvimento Rural) e contará com uma dotação de 40 milhões de euros direcionados para “Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”.

    Sabe-se ainda que para além deste aviso, serão emitidos outros de apoios à agricultura, nomeadamente para:

    • Investimento na Exploração Agrícola – dotação de 65 milhões de euros;
    • Melhoria da eficiência dos regadios existentes – dotação de 70 milhões de euros (30 milhões para segurança de barragens e aproveitamentos hidroagrícolas e 40 milhões para reabilitação e modernização de aproveitamentos hidroagrícolas);
    • Instalação de jovens agricultores – dotação de 55 milhões de euros (25 milhões para instalação em território vulneráveis ao perigo de incêndio e 30 milhões para os restantes territórios).

    De referir ainda que as dotações para estes avisão serão a fundo perdido e após emissão dos mesmos poderão ser apresentadas as candidaturas.

    Saiba mais sobre o PDR

    Quer aproveitar já os apoios do primeiro aviso?

    info@neomarca.eu | 289 098 720 | 915 990 790