De acordo com o estudo realizado pela European Travel Commission, 56% dos europeus pretende realizar férias durante este verão.
- 22% dos entrevistados pretende viajar entre maio e junho de 2021, enquanto outros 36% são a favor de viajar no final do verão.
- 29% dos viajantes visam o período de maio e junho, enquanto 46% preferem julho e agosto para sua próxima viagem.
- 49% pretendem viajar para outro país europeu e 36% permanecer dentro das suas fronteiras nacionais.
- 34% dos viajantes diz preferir viajar para destinos à beira-mar.
- A preferência pela natureza e pelo ar livre é a motivação da viagem para 15% dos inquiridos e é particularmente forte entre os turistas dos mercados da Europa Central.
- Mais da metade dos viajantes do tipo early-birds (52%) mostram vontade de fazer sua próxima viagem de avião, embora no Reino Unido pareça ter havido uma queda na confiança em viagens aéreas, com uma redução de 11% nessa preferência. Viagens de carro representam 36%.
As férias continuam a ser a motivação de viagem predominante para os europeus: 66% dos viajantes do estilo early-birds viajam a lazer – acima dos 56% de referência pré-pandemia, enquanto visitar amigos e familiares é o principal objetivo para 19% dos viajantes.
Os cinco principais mercados que pretendem viajar nos próximos 6 meses:
- Polónia – 79.2%
- Itália – 63.7%
- Áustria – 56.6%
- Alemanha – 56.3%
- Holanda – 55.8%
Os grupos etários entre os 35-44 e os 45-54 anos são aqueles que revelam maior entusiasmo em viajar.
Os 10 principais mercados para os quais pretendem viajar:
- Espanha – 10.9%
- Itália – 9%
- França – 7%
- Grécia – 6.2%
- Alemanha – 5.2%
- Portugal – 4.7%
- Reino Unido – 4.2%
- Croácia – 4%
- Turquia – 3.5%
- Holanda – 2.9%
Embora as medidas de quarentena ainda sejam a principal preocupação para 16% dos viajantes que viajam cedo, a limitação das atividades que poderão fazer no destino de férias, devido às restrições do COVID-19, está a tornar-se um foco de preocupação junto dos inquiridos (11%). Além disso, agora existe um receio elevado em visitar bares e restaurantes. Cerca de 13% dos entrevistados acham que esses locais representam um certo risco para a saúde.
O European Travel Commission deixa ainda algumas recomendações importantes:
- Mensagens consistentes e transparentes serão a chave para gerir as expectativas dos viajantes e reconquistar a confiança.
- Desenvolver e comunicar protocolos específicos COVID-19 para bares e restaurantes.
- As campanhas que tenham uma abordagem mais divertida e envolvente para as medidas do COVID-19 aumentariam a confiança, ao mesmo tempo que, abordam as preocupações com a saúde para visitar os locais.
- Para acomodar os turistas de natureza, os destinos podem oferecer itinerários especiais que tornem a experiência mais envolvente.
- As viagens responsáveis estão na vanguarda para reiniciar o turismo. Os destinos devem realizar iniciativas como contar histórias que envolvam um “sentido de preocupação”, fazer parcerias com ONGs ambientais e incluir convidados em eventos e atividades da comunidade local.
- Ao mesmo tempo que os corredores de viagens estão a ser acordados entre países, as empresas de alojamento, aviação e aluguer de automóveis deveriam desenvolver pacotes completos para promovê-los diretamente a nichos de mercado.
Leia o relatório na íntegra aqui.