Principais tendências de marketing para 2020

    Num ambiente em constante mudança, é importante identificar novas tendências e mudanças de comportamento para compreender o que os consumidores esperam das empresas. Saiba quais são as principais tendências de marketing a ter em conta em 2020.

    Propósito da empresa

    Os consumidores procuram transparência e querem saber como as empresas se relacionam com certas causas. Eles identificam-se com os objetivos de uma marca de modo a criar conexões a um nível mais profundo. A orientação para os objetivos continua a ser preponderante para um crescimento sustentável.

    Experiência Humana

    O essencial da conexão humana permanece insubstituível pela tecnologia. É muito importante ter uma conexão direta com os clientes. Pense em interação pessoal, investindo na humanização da sua marca e no relacionamento pessoal com os clientes.

    Confiança

    Seja transparente e aberto em suas intenções. Hoje, a confiança da marca é muito importante. Os consumidores requerem honestidade e políticas transparentes em todos os aspetos do negócio das empresas. Na era digital os consumidores também exigem segurança no que diz respeito aos seus dados e à forma como essas informações são geridas pela empresa. É fundamental criar uma estrutura que construa sistematicamente a confiança, protegendo os dados do cliente contra ameaças cibernéticas externas e uso indevido de dados internos.

    Participação do consumidor

    É importante investir em trazer o público final para mais perto das decisões e ações da empresa, ampliando a rede de feedback, opiniões, e sugestões, de modo a criar um envolvimento bidirecional dinâmico. Integre a participação do consumidor como parte da sua estratégia de marketing. Seja específico ao determinar como pode usar a participação do consumidor para criar uma vantagem competitiva para atingir os seus objetivos de negócio.

    Talentos

    Olhe para os talentos da sua empresa. São eles os responsáveis por manter a empresa ativa e economicamente saudável. Procure oportunidades para criar um envolvimento direto com os seus colaboradores. Entenda que é importante estimular, reconhecer e contribuir para o desenvolvimento dos talentos das empresas.

    Personalização

    É importante conseguir alcançar o consumidor de uma maneira otimizada e personalizada. Em vez de ter uma base de dados global, opte por ter vários segmentos da mesma para trabalhar diferentes clusters. Otimize todos os aspetos para poder dar ao cliente o que ele acredita que tem direito.

    Sustentabilidade

    O público que procura marcas sustentáveis está a crescer. Integrar a sustentabilidade nas atividades do negócio permite aumentar o valor e a reputação das marcas, ajuda a atrair e reter funcionários e fortalece as relações com as partes interessadas. Procure dar aos clientes soluções e produtos sustentáveis, que vão ao encontro das suas necessidades.

    Fontes:

    Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Delloite