900 milhões dos investimentos previstos no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) português já estão em andamento devido a um financiamento adiantado do Orçamento de Estado.
Nelson Souza, Ministro do Planeamento, confirmou, em entrevista ao Público, que o Orçamento de Estado adiantou quase 900 milhões de euros. De relembrar que já estava definido no Orçamento de Estado para 2021 a possibilidade de antecipação dos fundos europeus devido à pandemia.
Este pré-financiamento já está a ser utilizado em obras no metro do Porto e de Lisboa e para breve serão também lançados “alguns concursos na área da eficiência energética”, adiantou Nelson Souza.
O Ministro do Planeamento alertou ainda para o facto de Portugal não poder falhar nos vários exames semestrais a que vão ser sujeitos, pois se não cumprirem maior parte dos indicadores definidos pela Comissão Europeia, não receberão o dinheiro investido. Por esse mesmo motivo, o cumprimento das metas definidas no PRR trata-se de uma “corrida de obstáculos”, concluiu ainda o Ministro.