Agendas Mobilizadoras: lançado convite à apresentação de ideias

    Fabio Coelho

    Com a publicação do aviso N.º 01/C05-i01/2021 e a disponibilização dos formulários, arrancou o Convite à Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

    Identificar oportunidades de investimento e capacidade de execução para o desenvolvimento de projetos é o principal objetivo deste concurso de ideias financiado pelo PRR-Plano de Recuperação e Resiliência. A ideia é “transformar o perfil de especialização da economia portuguesa ao incentivar atividades de valor acrescentado e intensivas em conhecimento, orientadas para os mercados internacionais e para a criação de empregos qualificados”, pode ler-se na plataforma Portugal.gov.pt, site do governo.

    As Agendas Mobilizadoras para Inovação Empresarial pretendem “consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal”. Desta forma, Portugal beneficiaria de um aumento da competitividade e resiliência da economia portuguesa na inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

    Estas agendas mobilizadoras, onde estão inseridas as designadas Agendas Verdes, deverão contribuir até 2030 para o aumento de exportações de bens e serviços, bem como para o incremento do investimento em I&D e para a redução das emissões CO2.

    As propostas a serem apresentadas serão desenvolvidas por Consórcios que poderão incluir empresas, associações empresariais, entidades do Sistema de Investigação e Inovação, entidades municipais e instituições académicas, para referir algumas.

    O concurso tem um valor total de 930 milhões de euros, sendo que 558 milhões são para as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial e os restantes 372 milhões para as Agendas Verdes.

    Pretende saber mais informação sobre este aviso?

    Contacte-nos

    info@neomarca.pt | 289 098 720 | 915 990 790