European Tourism Safety Seal é a nova identidade do selo Clean & Safe

    Portugal é primeiro país a implementar o novo selo- European Tourism Safety Seal- e as empresas que já eram aderentes do antigo passam, automaticamente, a poder usar o novo.

    Desde dia 1 de junho que o novo selo de segurança europeu está disponível e que as empresas o podem utilizar. Esta iniciativa foi criada pelo Comité Europeu de Normalização conjuntamente com a Comissão Europeia com o objetivo de oficializar a reabertura do setor turístico na Europa para o verão.

    O selo Clean & Safe foi criado o ano passado, em 2020, aquando da reabertura dos estabelecimentos turísticos e reconhecia todos os que cumprissem com as recomendações da DGS (Direção Geral da Saúde).
    Um ano após a sua criação, numa parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a NOVA Medical School, o Turismo de Portugal atualiza os requisitos para adesão ao selo Clean & Safe, que continua opcional e gratuito, mas agora ainda mais simples e ágil, com conteúdos informativos reforçados e disponíveis na plataforma digital portugalcleanandsafe.com.
    Válido por um ano, até abril de 2022, o selo atualizado resulta da evolução natural do conhecimento adquirido nos últimos meses, adaptando-se às exigências atuais no domínio da Saúde Pública.
    Portugal ser o primeiro país a poder contar com este novo selo “é mais um importante passo que reforça a imagem de Portugal no exterior”, refere Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, em nota à comunicação social.

    De referir ainda que já foram emitidos quase 22 mil selos Clean and Safe e que os aderentes podem fazer esta nova atualização através do site oficial.

    Como aderir?
    renovação do Selo é automática para as empresas já aderentes, desde que se comprometam a atuar conforme os novos procedimentos previstos.
    Os novos aderentes devem aceder à plataforma portugalcleanandsafe.com, registar-se e submeter uma Declaração de Compromisso em como cumprem os requisitos solicitados, entre os quais, a implementação de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da DGS, assegure a higienização necessária para evitar riscos de contágio de infeções e garanta os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas. Depois de submetida a Declaração de Compromisso, as empresas podem utilizar o selo Clean & Safe, fisicamente nas suas instalações e na sua presença digital.

    Turismo de Portugal promove gratuitamente a formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas e que passa agora a ser obrigatória para o responsável pelo Plano da empresa. Também o acesso à formação será facilitado pela plataforma portugalcleanandsafe.com.

    Destinatários
    A iniciativa abrange toda a cadeia de valor do setor de áreas e atividades que vão dos Empreendimentos Turísticos ao Alojamento Local, passando pelas Empresas de Animação Turística, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo, Empresas Organizadoras de Eventos, Termas, Rent-a-Car, passando também pelos Postos de Turismo, Campos de Golfe, Museus, Palácios, Monumentos & Sítios Arqueológicos, Bibliotecas, Centros Ciência Viva, Geoparques, Recintos de Espetáculos, Casinos e Bingos, Áreas de Serviço de Autocaravanas e Aeroportos.

    Insert math as
    Block
    Inline
    Additional settings
    Formula color
    Text color
    #333333
    Type math using LaTeX
    Preview
    \({}\)
    Nothing to preview
    Insert