Exportações de julho superaram níveis pré-pandemia

    Fabio Coelho

    As exportações de julho subiram 11,7%, elevando o nível para números que superam até os que se verificavam antes da pandemia por Covid-19 ter começado.

    As exportações de mercadorias aumentaram para um total de 5.624 milhões de euros. Como se pode perceber através dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) as importações, por sua vez, também subiram 21,4%.

    Quanto às exportações e importações há a destacar um aumento na rubrica de fornecimentos industriais (+19,8% e +34,8%, respetivamente).

    Em termos de mercados as importações são feitas, essencialmente, para Espanha. Em julho, cruzaram a fronteira mercadorias nacionais com um valor 10,9% superior há um ano, e entraram no país mais 15,2% de produtos espanhóis.
    Estes dados são em comparação ao período homólogo de 2020.

    Quando comparado com os números de 2019, em ano pré-pandemia, mesmo assim regista-se um aumento de vendas superior em 223 milhões de euros.

    Em relação a esse mesmo período, Portugal está agora a fornecer mais produtos industriais (+5,9%), máquinas e outros bens de capital (+9,2%) e produtos alimentares e bebidas (+10,5%).