PRR: Já arrancaram os dois primeiros concursos

    Fabio Coelho

    Os dois primeiros concursos financiados pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) abriram as suas candidaturas na passada segunda-feira, 21 de junho. Os programas “Impulso Jovem Steam” e “Impulso Adulto” são iniciativas direcionadas ao Ensino Superior.

    As primeiras candidaturas proporcionadas pelo PRR português foram lançadas esta semana. O programa “Impulso Jovem Steam” tem por objetivo prestar apoio a instituições de ensino superior no sentido de aumentar o número de licenciados, mestres e doutores nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O segundo concurso, a iniciativa “Impulso Adulto” visa aumentar o número de adultos com qualificações superiores.

    Estes primeiros dois programas significam um investimento de 272 milhões de euros, de um total de 16,6 mil milhões de euros incluídos no conjunto de fundos do PRR português.

    Num evento organizado pelo Tribunal de Contas de Portugal e o Tribunal de Contas Europeu, que se realizou segunda-feira, 21 de junho, António Costa considerou, uma vez mais, que estes planos permitirão a Portugal “encarar o futuro com confiança”. Acrescentou ainda que é preciso agora encontrar o equilíbrio certo entre “o máximo controlo e a menor burocracia possível”, em relação à execução dos projetos financiados pela UE.

    De forma a evidenciar a importância dos Planos de Recuperação e Resiliência, o Primeiro-Ministro português destacou um estudo da Universidade do Porto que concluía que o impacto do programa Portugal 2020 evitou que o PIB português fosse, atualmente, 1,9 pontos inferior.

     

    Impulso Jovem Steam:

    O programa Impulso Jovem Steam traduzir-se-á, de forma mais concreta, na atribuição de uma bolsa anual no valor de 697 euros por estudante, num limite máximo de dez mil estudantes durante os três anos do curso Steam. Neste mesmo programa está definido que as instituições de ensino superior receberão 7.900 mil euros por cada estudante inserido nesse mesmo curso.

    Impulso Adulto:

    Com o objetivo de aumentar os níveis de qualificação da população adulta (+23), cada adulto incluído neste programa receberá um apoio financeiro de até 548,5 euros, até um limite de 100 mil pessoas.