Reprogramação Portugal 2020

    A Comissão Europeia aprovou a alteração de 10 programas operacionais do Portugal 2020, redirecionando um valor total de mais de 1 000 milhões de euros de fundos da política de coesão da UE, nomeadamente o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Fundo de Coesão e o Fundo Social Europeu.

    A reprogramação do Portugal 2020 envolve os seguintes valores: 340 milhões para reforço dos apoios à economia para resposta à COVID 19; 190 milhões para reforço dos apoios ao emprego; 185 milhões para Programa de digitalização para as escolas; 302 milhões para reforço do investimento público, sobretudo nas áreas sociais.

    •  Investimentos públicos em áreas sociais

    Incluem-se nesta categoria as medidas de resposta ao coronavírus na educação e na saúde (por exemplo, a aquisição de testes e equipamentos de proteção individual). No que se refere especificamente à infraestrutura escolar, a alteração aprovada contribuirá para remover, nas escolas públicas, as estruturas remanescentes em amianto, que constituem uma ameaça para a saúde pública.

    •  Apoio à digitalização das escolas

    A situação causada pela crise do coronavírus tornou muito mais visível a necessidade de novos investimentos na digitalização do sistema educativo, nomeadamente para assegurar a participação dos alunos em aulas à distância e adquirir equipamentos e recursos digitais.

    • Apoio à economia

    Incluem-se nesta categoria, em especial, o apoio à inovação para soluções relacionadas com o coronavírus, bem como o apoio às PME para que possam adaptar-se à nova situação, a par de um apoio suplementar ao setor do turismo e às atividades culturais.

    Estas são as primeiras alterações aos programas operacionais para Portugal, referentes a sete regiões (Algarve, Açores, Centro, Lisboa, Madeira, Norte e Alentejo) e a três programas nacionais (Compete, SEUR, Assistência Técnica).

    Gostaria de saber como o seu projeto poderá ser apoiado pelo financiamento europeu?

    Contacte-nos: info@neomarca.pt | 289 098 720 | 915 990 790