Turismo Acessível: publicada norma internacional

    Fabio Coelho

    Foi publicada no dia 13 de julho a primeira norma internacional dedicada ao Turismo Acessível. A norma ISO 21902-Turismo e serviços relacionados-Turismo acessível para todos, é um documento que fornece os requisitos e diretrizes necessárias para facilitar o acesso à fruição turística por parte de pessoas de todas as idades e capacidades.

    Esta norma inclui, assim, que pessoas que enfrentem problemas de acessibilidade tenham o pleno direito de usufruir de serviços e equipamentos turísticos preparados para lhes oferecer uma experiência agradável.

    Para que isso se concretize é determinante a importância desta norma que é o garante de que serviços turísticos disponibilizam as ferramentas e equipamentos necessários para proporcionar a todas as pessoas sem discriminação o pleno direito a usufruir de diversas atividades turísticas.

    A norma ISO 21902 destina-se a todos os evolventes na atividade turística, desde autoridades nacionais, regionais ou locais, até aos serviços de restauração e alojamento turístico, entre muitos outros.

    O grande objetivo é tornar o turismo realmente acessível a todos, e que todas estas entidades saibam utilizar os equipamentos de forma correta e eficiente para proporcionar experiencias turísticas de qualidade.

    Nota ainda para o facto de o Turismo de Portugal ter acompanhado os trabalhos de desenvolvimento desta norma, no âmbito da CT-144-Serviços Turísticos, em particular da subcomissão sobre acessibilidade que integra diversas entidades ​​do setor.​