A Portugal Ventures tem 18 milhões de euros para recuperar as startups da Covid-19. A sociedade de capital de risco do Estado abriu as candidaturas para três medidas de apoio às jovens empresas tecnológicas portuguesas.
Call INNOV-ID
Com tickets de investimento entre 50 e 100 mil euros, esta Call pretende investir em projetos ou empresas de âmbito científico e tecnológico, nas fases Pre-Seed, Seed ou Early-Stage, que possuam tecnologia desenvolvida, mas que estejam ainda em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de product-market-fit, num total disponível para investimento de 10 milhões de euros.
Em parceria com a ANI, a PME Investimentos e a Startup Portugal, a call está aberta até 5 de junho de 2020. A iniciativa destina-se a empresas constituídas há menos de 8 anos ou ainda a constituir, com sede em Portugal.
Para serem elegíveis, as startups têm de cumprir os seguintes critérios:
a) obrigatoriamente, estar registadas no Startup Hub, a plataforma digital comunitária gerida pela Startup Portugal e pela RNI;
b) e cumprir, pelo menos, um destes critérios i) resultar de projetos de investigação e desenvolvimento científico, tecnológico ou académico, desenvolvidos no seio de Instituições de Ensino Superior ou Centros Tecnológicos, ii) estar incubados em Incubadoras de Base Tecnológica ou em Incubadoras com ligações a Instituições de Ensino Superior ou Centros Tecnológicos, iii) empregar ou serem promovidas por recursos humanos altamente qualificados e proporem-se a manter ou criar emprego altamente qualificado, iv) serem reconhecidas como “Empresas do Setor da Tecnologia” pela ANI ou beneficiárias dos seus incentivos;
Para que os projetos de empresas ainda não constituídassejam aceites na Call, têm que estar obrigatoriamente incubados numa das entidades pertencentes à RNI ou associadas a um dos parceiros da Rede de IPNs da Portugal Ventures, cumprindo também, pelo menos, um dos critérios do ponto b), referenciado nas empresas já constituídas.
Call FIT
Com tickets de investimento até 100 mil euros, esta Call destina-se aos finalistas 2019/2020 do Programa Fostering Innovation in Tourism do Turismo de Portugal, num total disponível para investimento de 600 mil euros. Em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST, a 2.ª edição da Call, que decorre até 21 de maio. Esta iniciativa pretende investir em projetos de turismo na fase pré-seed, Non-tech e Tech, que sejam finalistas dos Programas de Aceleração do Fostering Innovation in Tourism.
Operação Follow-Ons
Adecorrer em conjunto com a Rede de Capital Partners da Portugal Ventures, esta operação tem como objetivo reforçar o capital de startups já investidas por outros investidores, nas áreas de Digital, Engineering&Manufacturing e Life Sciences com um total de 3 milhões de euros disponíveis, e na área de Tourism, com um total de 4,4 milhões de euros; Em parceria com a IFD, a INCM e o Turismo de Portugal, a Portugal Ventures são identificadas startups que, pelo seu potencial de crescimento e capacidade em ultrapassar as adversidades da pandemia, necessitam de follow-ons para dar continuidade aos seus negócios. Esta iniciativa não tem candidaturas abertas à comunidade de empreendedores.