A Comissão Europeia prevê um crescimento de 3,9% da economia portuguesa ainda durante este ano, e de 5,1% em 2022. Bruxelas divulgou esta quarta-feira, 7 de junho, as suas previsões económicas intercalares de verão.
Apesar do progressivo aumento de casos, a Comissão Europeia está confiante de que o ritmo de vacinação e o novo Certificado Digital Covid contribuirão fortemente para que se registe um significativo aumento do turismo e, consequentemente, da economia.
Paolo Gentiloni, o Comissário Europeu da Economia, afirmou também que o impacto do PRR não pode ser calculado, mas que pode provocar uma “surpresa positiva” e contribuir para o aumento do turismo e crescimento da economia.
Bruxelas acredita que “a economia de Portugal está no caminho de uma recuperação sólida“ e que para essa recuperação é necessário manter o elevado ritmo de vacinação, agilizar a implementação e circulação dos certificados digitais e começar a distribuir os montantes relativos ao Plano de Recuperação e Resiliência, que afirma que deverá acontecer no final de julho.